Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Hospital Galileu promove a visita virtual de familiares aos pacientes com Covid

A visita virtual ajuda a diminuir a saudade e a ansiedade por estar longe dos familiares

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
29/05/2020 16h54

A visita virtual já existia no Hospital Galileu há 5 anos, mas foi readequada para atender os pacientes com Covid-19O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), unidade do Governo do Pará gerenciada pela Pró-Saúde em Belém, vem oferecendo chamadas por vídeo para familiares e pacientes internados com o novo coronavírus.

A iniciativa faz parte do programa de humanização do HPEG que, desde o dia 30 de abril, após anúncio do governador, passou a atender de forma exclusiva os pacientes com Covid-19 no Pará. 

A “visita virtual”, como é conhecida, já existia no Hospital Galileu, sendo implantada há 5 anos como uma das ações desenvolvidas pela unidade e que integra a Política de Humanização da Pró-Saúde.

Com a mudança do perfil de atendimento, o projeto foi readequado para atender de forma segura os pacientes com Covid-19 internados no Galileu, respeitando protocolos de higienização.

“A iniciativa consiste em disponibilizar para todos os usuários um meio de comunicação com seus familiares e amigos, fazendo uso dos recursos do hospital, por meio de vídeo chamadas”, explica Vlamir Garcia, coordenador de T.I. do HPEG.

Atendimento Humanizado

João Cardoso, de 80 anos, se surpreendeu com a iniciativa. Internado há 14 dias no HPEG, o paciente ressalta a importância dessa ação para o seu emocional. “As ligações são muito importantes pra mim, já que minha família é tudo na minha vida! Ter a oportunidade de me comunicar com meus familiares é muito bom e aqui tudo está sendo muito bem organizado. Ajuda a diminuir a saudade e a ansiedade por estar longe dos meus filhos”, disse.

Durante o processo de internação, a presença de um familiar também é importante para a recuperação do paciente. “No momento que estamos vivendo, a visita virtual está contribuindo para minimizar o sofrimento causado pelo processo de internação e, ainda, por estarem longe dos familiares. Esse recurso está contribuindo para reduzir a ansiedade e manter o vínculo afetivo do paciente”, ressalta Lidiana Sousa, supervisora de Humanização do Hospital Galileu.

Mais de 100 pacientes recuperados

Desde que se tornou referência para casos de Covid-19, 107 pacientes já receberam alta hospitalar no HPEG. A Unidade está recebendo apenas pacientes encaminhados pelo Sistema de Regulação (SISREG), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).