Hemopa faz coleta de sangue nos campi da Unama
Nesta terça-feira (30) e no dia 2 de junho, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) realizará campanha externa de coleta de sangue e cadastro de medula óssea nos dois campi da Universidade da Amazônia (Unama), com expectativa de coletar 160 bolsas de sangue.
Tanto no campus da Avenida Alcindo Cacela, quanto no da Senador Lemos, será montada uma estrutura para receber os doadores, com salas de pré-triagem, triagem e coleta de sangue. As ações têm como público-alvo os estudantes da universidade, mas também será aberta a comunidade. A campanha acontece de 7h as 16h.
A assistente social do Hemopa Lílian Bouth explica que o Hemopa mantém parceria com instituições de ensino superior e que elas são fundamentas na formação de novos doadores. “Junto com a Unama, por exemplo, já realizamos várias campanhas, seja encaminhando os alunos ao hemocentro ou trazendo os nossos serviços até eles. Nossa ideia é realmente aproximar esses jovens da doação de sangue”, ressalta Lílian.
Nesta terça-feira, a campanha está sendo realizada no campus da Avenida Alcindo Cacela, próximo da Pedro Miranda. Já no dia 2 de junho a ação será na Unama da Senador Lemos, no bairro da Sacramenta. Em cada uma das campanhas são esperados em torno de 80 comparecimentos.
Quem pode doar - Para ser um doador de sangue basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, alimentado e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de dois meses e as mulheres a cada três.