Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pará conta oficialmente com 520 leitos exclusivos para a Covid-19

Reforço de 130 respiradores permite aumento de vagas para tratamento de casos graves da doença

Por Carol Menezes (SECOM)
25/05/2020 22h33

Desde a última sexta-feira, o sistema público de saúde recebeu reforços para a criação de 130 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diferentes regiões do Estado. O incremento é resultado de articulação entre o governo estadual e o Ministério da Saúde voltada ao enfrentamento do novo coronavírus, que significa o aumento para 520 a quantidade total de vagas para tratamento de casos graves da doença.

Ainda na noite de domingo (24), chegaram ao Aeroporto Internacional de Belém kits de respiradores, monitores e bombas de infusão. Para Santarém, na região oeste do Estado, foram enviados 18 entre hoje e ontem, sendo que dez ficaram no Hospital de Campanha e os demais foram para o Hospital Regional do Baixo Amazonas. Dessa forma, o município, que já tinha cinco vagas de tratamento intensivo, passa a contar com 51 leitos exclusivos para a Covid-19. "Vamos ampliar essa retaguarda e manter um maior número de leitos para dar suporte à população”, confirma Henderson Pinto, secretário Regional de Governo do Oeste.

Em Abaetetuba, já são 17 leitos de UTIs exclusivos para pacientes com a doença no Hospital Regional Santa Rosa. Onze deles chegaram ainda na noite de domingo. “Com essa aquisição, podemos alinhar melhor o atendimento para os 11 municípios da região do Baixo Tocantins", ressalta o diretor do hospital, Robson Roberto Rosa.

Respiradores reforçam a estratégia de descentralizar o atendimento

Na manhã desta segunda, os equipamentos para a criação de dois novos leitos de UTI chegaram também a Altamira, na região do Xingu, que agora oferta 16 vagas no Hospital Regional Público da Transamazônica. Para Breves, na região do Marajó, foram enviados quatro kits.

E finalmente em Tucuruí, no sudeste paraense, os equipamentos para a montagem de cinco novas unidades intensivas chegaram ao final da manhã de hoje. O Hospital Regional agora conta com 14 leitos da UTIs. Segundo o diretor do HRT, Robson Rosa, as novas unidades devem estar disponíveis para o uso a partir desta quarta, 27.

Leitos equipados no Hospital dos Caetés

Ampliação - Na sexta, 23, o Hospital Regional dos Caetés, em Capanema, recebeu 27 equipamentos, e aumentou para 37 o total do número de vagas de unidades de terapia intensiva. No mesmo dia, o hospital de campanha de Marabá, no sudeste paraense, recebeu mais 19 kits e agora conta com 30 leitos de UTI. Em Belém, o hospital de campanha do Hangar recebeu o quantitativo restante das 130 máquinas enviadas pelo governo federal: 44 kits que permitirão a criação do mesmo número de novas vagas para terapia intensiva.