Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pará reforça ações de combate à Covid-19 na região Xingu

Por Ronan Frias (DETRAN)
20/05/2020 17h07

Cerca de 5,5 mil comprimidos de medicamentos utilizados no tratamento de Covid-19 e 800 testes rápidos foram recebidos em Altamira nesta quarta-feira (20). O material foi destinado ao 10° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é a responsável por garantir a execução das políticas públicas voltadas à saúde na região do Xingu.

Diretor regional do hospital de AltamiraO Diretor do 10° CRS, Maurício Nascimento, explica que a regional vem recebendo reforços para o enfrentamento ao novo coronavírus. "O Governo do Pará tem realizado ações voltadas à região Xingu e transamazônica. Recebemos aqui treinamento para as equipes, equipamentos como respiradores, insumos, testes rápidos e medicamentos", detalhou.


O governo do Estado fortalece também a atenção a região para o enfrentamento adequado da pandemia nos nove municípios do Xingu: Altamira, Medicilândia, Brasil Novo, Pacajá, Uruará, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Anapu são referenciadas para atendimento no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). A unidade possui 97 leitos, sendo 19 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, foram destinados, até o momento, para tratamento de Covid-19, 20 leitos clínicos e 14 de UTI. Atualmente, de acordo com a direção da unidade, 70% dos atendimentos realizados no hospital são de pacientes da região e não apenas de Altamira.

Edson Gonçalves Primo, diretor do Hospital, afirma que a unidade foi preparada para garantir atendimento de qualidade aos pacientes e segurança as equipes que atuam no fronte de combate ao novo coronavírus. "Nos preparamos de forma efetiva. Nos fortalecemos com mais médicos, profissionais de enfermagem e pessoal da limpeza. Cuidamos da aquisição de insumos, como Equipamentos de Proteção Individual. Hoje o hospital encontra-se totalmente abastecido. Também recebemos remédios. São ações que demonstram o quanto estamos preparados", pontuou Edson Primo.

Somente no início deste mês, o Hospital Regional recebeu três respiradores do governo do Estado, além de frascos de álcool em gel 70%, caixas de luvas; máscaras cirúrgicas; óculos de ampla proteção; sapatilhas descartáveis; e aventais descartáveis em TNT.

União pela Saúde

Dentro da estratégia de combate à pandemia no Xingu, na terça-feira (20) foi assinado o convênio entre a prefeitura de Altamira e o governo do Estado para a construção do oitavo Hospital de Campanha do Pará. A unidade será erguida em Altamira é vai aumentar em 60 leitos o número de leitos disponíveis na rede de saúde. Sendo 50 clínicos e 10 de UTI.

Mauricio, diretor da SespaA iniciativa privada também soma ações em prol da saúde regional. "Frisamos a importância das parcerias que estão sendo realizadas com instituições. Iremos receber 10 leitos de UTI a mais com equipamentos. A previsão de chegada desses equipamentos, conforme ofício enviado pela Norte Energia, é entre os meses de junho e julho", informou Maurício Nascimento, Diretor regional da Sespa.