Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANTAÇÃO

Emater distribui adubo e sementes de feijão caupi para agricultores

Oito comunidades de Salinópolis serão beneficiadas com a entrega dos kits

Por Aline Miranda (EMATER)
19/05/2020 10h19

Kits com sementes melhoradas de feijão caupi da variedade BRS Tracuateua e adubo, para plantio imediato, serão entregues para 40 agricultores de Salinópolis, município do nordeste paraense, nesta quarta-feira (20). A ação é do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que comprou 400 quilos de sementes de agricultores de Bragança, com o apoio de uma rede de supermercados da região, interessada na aquisição imediata da produção em Salinas. 

Consideradas as circunstâncias climáticas, o período ideal de plantio se encerra este mês, com a primeira colheita prevista para cerca de seis toneladas e meia no total, entre 70 e 90 dias. O provável, assim, é que a colheita coincida com o período de diminuição dos casos de Covid-19, assim, os agricultores garantirão de mais um alimento natural à mesa e sobretudo do incremento de renda, pela comercialização para os supermercados, com lucro estimado pela Emater em até 70%. 

Estão sendo beneficiadas oito comunidades: Arapepo, Bandeira Branca, Galdina, Paulino, Joacaia, Km 60, São Bento e Santo Antônio do Urindeua. Cada família receberá 10 quilos de semente e 25 quilos de adubo, para plantio em 0,45 hectare. A logística de entrega será individualizada, com todos os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus.

São famílias que, por tradição, já plantam feijão caupi, mas que, multiplicando o grão, e não a semente, sem a seleção e o cruzamento devidos, com o tempo amargaram uma perda expressiva de qualidade genética da produção. Por meio de sementes diferenciadas e orientação científica, a Emater pretende recuperar índices como boa produtividade e melhores características do produto em si.

Os agricultores também trabalham com plantio de mandioca e criação de pequenos animais (galinhas e porcos). Alguns são pescadores artesanais. 

A comunidade fornecedora das sementes, Nossa Senhora da Conceição, na rodovia PA-150, é atendida pelo escritório local da Emater em Bragança, que intermediou a transação, e participa de um programa de distribuição de sementes do Centro de Treinamento da Unidade Didática Agroecológica do Nordeste Paraense (UDB), espécie de laboratório e unidade de capacitação para extensionistas e parceiros institucionais. Já o adubo NPK, mais de uma tonelada,  foi adquirido em Nova Timboteua, pela oferta de menor preço.

“Podemos dizer que esta é uma ação interligada dos escritórios locais, no âmbito do escritório regional de Capanema, que beneficia ao mesmo tempo dois grupos de agricultores de ambos os municípios: os que receberão as sementes, para segurança alimentar e geração de renda, e os que venderam, que lucraram e tiveram seu trabalho prestigiado pelo órgão do governo do Estado que lhes atende de modo direto”, contextualiza o chefe do escritório local da Emater em Salinas, o engenheiro agrônomo Waldemiro Rosa Júnior, mestre em Ecologia.