Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Paciente recuperado da Covid-19 recebe alta no Hospital Regional do Marajó

Por Governo do Pará (SECOM)
18/05/2020 21h38

Internado há 14 dias no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, Francisco Ney Balieiro Nobre, 45 anos, teve alta hospitalar na tarde desta segunda-feira (18). O paciente deu entrada no hospital no último dia 5, com Covid-19, em estado grave, mas hoje voltou para casa ao lado de familiares, que foram buscá-lo, se despedindo da equipe do HRPM sob aplausos.

Francisco foi recebido pela irmã, Maria Nobre, que não escondia a emoção do momento. “Estou muito feliz por este milagre. Meu irmão entrou aqui muito mal. Foram 14 dias, e hoje tivemos essa grande vitória. Ele está saindo vivo e com saúde. Agradeço à equipe. Não tenho palavras para agradecer”.

Tomado pela emoção e ainda sob os efeitos dos 14 dias de luta contra a Covid-19, Francisco Ney foi sucinto ao agradecer pelo atendimento recebido. “Quero agradecer a Deus e à equipe do hospital, que me tratou muito bem. Fiquem em casa, porque passei muito mal, mesmo”.

Segundo as fisioterapeutas do HRPM, Monizze Carleto e Maitê Azevedo, o usuário permaneceu internado e recebeu os cuidados da equipe multiprofissional, que trabalhou incansavelmente durante toda a internação para que o paciente não fosse entubado, já que ele tinha fatores de risco. Francisco recebeu assistência em leito com cápsula de ventilação não invasiva.

“Agora ele vai começar a reabilitação fora do hospital. O paciente foi devidamente orientado sobre os cuidados em domicílio, e quando estiver apto, retornará para dar continuidade com a reabilitação cardiopulmonar com a equipe de Fisioterapia do Ambulatório”, explicou Monizze Carleto.

Rede - O Hospital Regional Público do Marajó é um dos hospitais estaduais de referência no combate do coronavirus/ Covid-19, para assistência aos casos graves ou críticos da região marajoara, composta pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, Soure, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Muaná, Ponta de Pedra, Afuá, Chaves e São Sebastião da Boa Vista.

Para a diretora executiva do hospital, Rejane Gomes, a recuperação de pacientes após enfrentar o novo coronavirus é sempre motivo de celebração nos corredores de hospitais do mundo inteiro. “Em Breves, no Hospital Regional,  mesmo com a demanda de casos gravíssimos que temos recebido nos últimos dias, a alta médica desses pacientes graves e em estado crítico, cuja condição muda rapidamente, também já é uma realidade, graças ao trabalho incansável de toda equipe multidisciplinar e de apoio, que não mede esforços para oferecer todo suporte clínico e monitoramento necessários aos usuários”, destacou.

Estrutura - Atualmente, a gestão do HRPM dispõe de equipe exclusiva para assistência de pacientes com Covid-19 em estado grave, composta por 27 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, além de auxiliares de higiene e limpeza.

Para atendimento exclusivo de Covid-19, com as devidas adaptações necessárias (espaço físico e equipe), foram remanejados quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois leitos clínicos essencialmente para retaguarda de alta dos leitos de UTI, totalizando seis leitos no isolamento.

O HRPM oferece assistência de média e alta complexidade e é referência em várias especialidades na assistência a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

*Texto: Lucas Brilhante.