Sejudh encerra ação na Escola Nossa Senhora das Graças
A Gerência de Proteção ao Idoso da Secretaria de Estado Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) encerrou as atividades do projeto “Eu vou envelhecer. E você? Ações de reconhecimento, respeito e valorização às diferenças geracionais” esta semana, na Escola Estadual Nossa senhora das graças, no bairro do Guamá.
O projeto tem o objetivo de conscientizar alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental sobre a valorização e respeito à pessoa idosa. As ações na Escola Nossa Senhora foram iniciadas em abril, com quatro encontros realizados pela gerência com os temas: estatuto do idoso, valorização da pessoa idosa, vivenciar a pessoa idosa e violência contra a pessoa idosa.
"A culminância de hoje foi fundamental pra gente verificar o que os alunos conseguiram compreender dos nossos quatro encontros. Eles trouxeram temas relacionados à violência contra a pessoa idosa e à necessidade de respeito, falaram tão bem do estatuto que nós ficamos maravilhadas", afirmou a terapeuta ocupacional da Sejudh, Millene Afonso.
A gerência desenvolveu os temas abordados de maneira lúdica, por meio de jogos criados pelas próprias coordenadoras do projeto, facilitando assim o entendimento das crianças sobre as questões levantadas. Valquíria Alves, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, classificou como excelente a iniciativa da secretaria e da escola. "A criança tem que ter conhecimento do processo do envelhecimento e devemos mostrar desde hoje a nossa postura em relação ao idoso”, comentou.
O quinto encontro é promovido pela própria instituição que recebe o projeto. As professoras estavam em sala de aula para assistir a apresentação que os alunos prepararam para demonstrar o que conseguiram aprender, com direito a peça teatral, coral e musical traduzido em Libras.