Mesmo na pandemia, Pará tem saldo positivo de empresas abertas
Dados da Jucepa mostram que, em março e abril, foram 12.500 novos estabelecimentos abertos
Mesmo em meio a uma pandemia que levou o Governo a adotar medidas sérias de isolamento social, o Pará registrou aumento no número de abertura de empresas nos meses de março e abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019. Os dados da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) mostram que foram abertas 12.500 novas empresas, enquanto que, no ano passado, houve abertura de 9.981.
Foto: Bruno Cecim / Ag.ParáO Pará também registrou uma redução no número de fechamento de empresas neste ano, em comparação ao início de 2019. Enquanto no ano passado fecharam 3.301 empresas; em 2020, foram encerradas 2.679.
Para a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, as informações comprovam que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, a política econômica do Governo do Pará possibilita um ambiente mais favorável para as empresas paraenses.
"Com a Junta 100% Digital, uma empresa pode ser aberta em poucos minutos pela internet, através do registro automático, onde o processo é acelerado para que o empresário já tenha o seu CNPJ em minutos”, explica Cilene Sabino. "Estamos nos empenhando para simplificar os procedimentos e, principalmente, neste período de pandemia, inovando para manter o atendimento e facilitar os processos empresariais, ajudando a manter o desenvolvimento do Estado", pontua.
Segmentos de empresas
Os dados da Jucepa mostram que a maioria das empresas abertas, 71%, são microempresas. Entre os setores, nos meses de março e abril de 2020, o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios liderou a abertura de estabelecimentos, seguido pelo comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias, armazéns. A promoção de vendas ficou em terceiro lugar. Na sequência, aparecem os segmentos de comércio varejista de bebidas, serviços ambulantes de alimentação e instalação e manutenção elétrica.