Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRIAGEM

Hospital Abelardo Santos supera 20 mil atendimentos em duas semanas

Unidade de referência prioriza a identificação dos sintomas iniciais para evitar o agravamento da doença

Por Jackie Carrera (SECOM)
15/05/2020 21h01

Triagem do HRAS é o início do atendimento de casos suspeitos de Covid-19Com queda no índice de isolamento domiciliar, cresce a quantidade de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, aumentando ainda o número de casos graves. Quem apresenta os sintomas iniciais da doença, e se trata precocemente, pode evitar a evolução do quadro de saúde. No setor de triagem do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), já foram realizados cerca de 20.690 atendimentos para identificar sinais leves e moderados de síndrome respiratória, desde do dia 30 de abril, quando passou a atender exclusivamente pacientes com suspeita de Covid-19.

Alessandra Amaral, que coordena o setor de Triagem, conta que, no local, “está sendo aferida a pressão arterial, sendo verificada também a temperatura e o nível de oxigenação no sangue. Quando o paciente é encaminhado para o atendimento médico, se necessário, são feitos os exames complementares e a entrega da medicação”.

Após consulta médica com prescrição de receita, pacientes podem retirar os medicamentos no próprio local

O Hospital é referência no atendimento de pacientes com Covid-19, estando de portas abertas, 24h, à população. A equipe também orienta sobre a importância do uso de máscaras, cedendo gratuitamente o material de proteção aos usuários do serviço. 

“É uma satisfação trabalhar nesta ação para vencermos juntos esta luta, minimizando o sofrimento da nossa população. E se todos ajudarem, fazendo a sua parte de ficar em casa, com certeza, vamos combater este vírus”, acrescentou a coordenadora.

Os sintomas mais comuns de infecção pelo novo coronavírus são febre, dor de garganta, tosse e falta de ar. Outros possíveis sinais da Covid-19 podem ser o cansaço, coriza, dores de cabeça e no corpo, vômito, diarreia, perda de olfato e paladar e calafrios.