Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup registra segundo dia sem crimes violentos em menos de um mês

Resultado é fruto de medidas preventivas e repressivas com iniciativas dos Governos Estadual e Federal

Por Aline Saavedra (SECOM)
14/05/2020 18h39

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) não registrou, pela segunda vez em menos de 20 dias, nenhum crime violento letal intencional, que reúne os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em todo o Estado. Em 2019, no período de 1° a 13 de maio, foram registrados 10 casos e em 2020 nenhum. Os dados foram consolidados e divulgados nesta quarta-feira (14) pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup.

O resultado é fruto, principalmente, de medidas preventivas e repressivas com iniciativas dos Governos Estadual e Federal, como “TerPaz”, "Em Frente, Brasil" e "Polícia Mais Forte", que atuam no Pará no combate à violência, e têm gerado ações positivas para a população, visto que o número de ocorrências tem apresentado recorrente redução. A prisão de pessoas envolvidas em homicídios em série, investigações qualificadas e o fortalecimento da segurança dentro do sistema penitenciário também refletiram na diminuição dos crimes.

Operações exitosas realizadas na RMB passaram também a serem aplicadas no interior do Estado. 

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, enfatiza que os órgãos de segurança continuam atuando de forma muito firme e integrada neste período de pandemia, período em que muitos Estados vêm apresentando o aumento na criminalidade em razão do processo de quarentena, como o Ceará e Bahia, mas o Pará continua demonstrando queda na criminalidade.

Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado“Nós estamos conseguindo um espaço de menos de 20 dias, no dia 27 de abril e agora no último dia 13 de maio, em que não há qualquer registro de CVLI, em todo o Estado. Algo que não é inédito, porém que não ocorre com certa normalidade. Com isso, vamos garantindo a segurança necessária e devida a todo povo, para que possam focar na prevenção do coronavírus” destaca.


Reduções 1 a 13 de Maio

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, demonstraram uma redução de 34% no Pará do período de 1 a 13 de maio . Em maio de 2019, no mesmo período, foram 134 ocorrências registradas, enquanto que 2020 foram 88 ocorrências – 46 crimes a menos.

Roubos

Nos casos de roubos, de 1 a 13 de maio, houve uma redução de 63%, com 1.920 casos registrados a menos neste período, em relação ao ano passado. Os registros apontam 3.068 ocorrências em 2019 e 1.148 em 2020.