Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Literatura e Cinema são tema de oficina na Feira do Livro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/06/2017 00h00

Como parte da programação da XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, será realizada neste sábado e domingo, 3 e 4, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, a oficina sobre Literatura e Cinema com o jornalista e pesquisador Augusto Pachêco. As inscrições são gratuitas. O objeto de estudo será o romance “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, e a obra cinematográfica homônima, de Luiz Fernando Carvalho, entre outras adaptações literárias para o cinema.

A oficina se debruça sobre as análises possíveis no processo de adaptação como recriação da obra literária. Para o estudo, a visão teórica de autores como Sigmund Freud, Robert Stan, Ismail Xavier, Umberto Eco, Doc Comparato, entre outros pesquisadores que investigam pontos convergentes entre a escrita e a imagem, para melhor compreensão dos cortes, acréscimos e transgressões presentes no processo da adaptação literária para o cinema.

O texto de Raduan Nassar e as imagens de Luiz Fernando Carvalho abordam, de forma e linguagens específicas, a guerra de dois tempos: na primeira parte do livro, o verbo utilizado opera no passado imperfeito com uma evocação (... e era no bosque). Na segunda parte, o passado perfeito (... e foi no bosque), o tempo assume o fato consumado da tragédia, ação acabada do tempo que já foi. Na adaptação para o cinema, a opção pelo rigor que recusa fórmulas gastas e o desafio do diretor Luiz Fernando Carvalho em abandonar a experiência premiada da TV e passar ao largo dos clichês saturados.

"A sequência final do livro e filme, 'A Dança Trágica', chama atenção para a força criativa dos procedimentos literários e cinematográficos e as lições da tragédia grega para chegarmos ao gozo estético proposto por Nietzsche, em que o leitor e espectador podem sentir o prazer mais elevado atravessando os estados de ruína e lirismo dos protagonistas", explica o instrutor. "Na crença de que as linguagens não se sobrepõem, mas apontam para novas perspectivas de análise, a oficina tem como meta desvelar significados verbais e não-verbais nesta agonia, nesta tensão entre a palavra e a imagem", completa.

Serviço:

Oficina sobre Literatura e Cinema na Feira do Livro
Dias 3 e 4 de junho, das 15h às 18h.
Hangar (Sala 2). Inscrições gratuitas.