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CIOp treina profissionais para garantir maior eficiência no atendimento

Por Aline Saavedra (SECOM)
13/05/2020 20h52

Desde quando medidas para prevenir a pandemia do novo Coronavírus foram anunciadas, como a proibição de aglomeração, realização de eventos e a comercialização de produtos como álcool 70%, em gel e líquido, a preços abusivos, as ligações para o Centro Integrado de Operações (CIOp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) aumentaram cinco vezes mais. Para melhor atender a população, que pode e deve contribuir com a segurança pública, a partir da próxima segunda-feira (18), haverá a melhora no atendimento que passará a ser feita com profissionais treinados e mais qualificados.

Com a medida, o atendimento ocorrerá de maneira mais técnica, célere e com a captação de informações mais exatas que irão contribuir para a excelência no atendimento da chamada, seja por meio das Polícias Militar e Civil ou Corpo de Bombeiros Militar. Ao todo, mais de 50 pessoas realizam o atendimento das chamadas no CIOp, no Call Center.

Para o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a mudança favorece dois pontos: a qualidade no atendimento e o acréscimo no número de atendentes. “Nós detectamos uma deficiência na qualidade do atendimento recebido e, por isso, agimos para contornar essa situação, oferecendo um atendimento especializado. Agora, teremos atendentes especializados em Call Center e com o reforço nos horários em que detectamos as maiores demandas”, ressaltou. 

Denúncias - De 18 de março, quando foi publicado o decreto 609/2020 que tratava das primeiras medidas preventivas à Covid-19 a 12 de maio, 2.926 denúncias relativas a aglomerações, já foram recebidas.

Monitoramento - O Ciop também passou a disponibilizar para a população desde o dia 9 de maio, 45 câmeras de monitoramento de diversos pontos da Região Metropolitana de Belém (RMB). A medida visa levar informação aos paraenses e ao mesmo tempo incluir a população no monitoramento diário e verificação de pontos com aglomerações, podendo o cidadão contribuir com denúncias ao 190, fomentando a participação popular na segurança pública do estado.As imagens podem ser acessadas no site Segup. 

Inovação - Além disso, o Centro está fazendo uso do Sistema Carbyne, uma nova ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para combater aglomerações em tempos de coronavírus. A tecnologia israelense permite que atendentes do Ciop e o denunciante estabeleçam contato em tempo real por vídeo, chat e localização GPS. Israel, México, Canadá e Estados Unidos são alguns dos locais que utilizam a tecnologia.