Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO

Polícia Civil fiscaliza feiras de Belém durante lockdown

Trabalho de orientação e educação ocorreu nas feiras "da 25", do "Barreiro" e no bairro da Pedreira

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
09/05/2020 12h42

 

População foi orientada a seguir as recomendações do decreto 729/2020

A Polícia Civil do Pará, por meio das equipes da Diretoria de Polícia Administrativa e Diretoria de Polícia Especializada, realizaram na manhã deste sábado (9), ações de orientação e educação nas feiras de Belém, referentes ao cumprimento do decreto governamental 729/2020, que estabelece lockdown na capital e em nove municípios no período de 7 a 17 de maio.

O trabalho de orientação ocorreu nas feiras "da 25", do "Barreiro" e no bairro da Pedreira. Os policiais constataram que a maioria do público que estava nos locais utilizava máscaras de proteção. No entanto, a presença de idosos, classificados como grupo de risco da Covid-19, era constante. O distanciamento de segurança também não estava sendo respeitado. 

"Constatamos também que haviam várias pessoas da mesma família para fazer apenas uma compra. As pessoas que fazem isso estão descumprindo o decreto governamental e poderão ser punidas na forma da Lei. Vale lembrar que o período de cunho educativo termina neste sábado. A partir de amanhã, as pessoas que forem flagradas em desacordo com o lockdown sofrerão as sanções impostas", explicou o delegado Yuri Vilacorta, coordenador da ação. 

As penalidades para quem desobedecer são: advertência, multa diária de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas, a ser duplicada por cada reincidência; e, multa diária de R$ 150 para pessoas físicas, MEI, ME, e EPP’s, a ser duplicada por cada reincidência; embargo e/ou interdição de estabelecimentos.

As ações de fiscalização continuam na tarde deste sábado. O grupo de policiais irá averiguar denúncias recebidas pelo canal 181.