CIOp faz mais de 300 atendimentos com a permissão do uso de câmeras do celular do cidadão
Denunciante envia informações através de ferramenta digital e ajuda a combater aglomerações
Você já ouviu falar no Sistema Carbyne? É uma nova ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para combater aglomerações em tempos de coronavírus. A tecnologia israelense permite que atendentes do Centro Integrado de Operações (Ciop) e o denunciante estabeleçam contato em tempo real por vídeo, chat e localização GPS.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), subsidiados pelo CIOp, no período de 7 de abril a 5 de maio, 319 pessoas ligaram para o número 190 e optaram por acessar o novo recurso. Destas, 150 utilizaram o serviço para informar a localização, 43 utilizaram o chat e 142 optaram em enviar informações por meio da câmera do celular. É importante ressaltar que em uma única ligação, o denunciante pode ter utilizado as três opções disponíveis da ferramenta.
A plataforma em nuvem para sistemas de comando e controle inteligente utiliza apenas a rede 3G/4G para obter a localização e imagens de vídeo transmitidas pela câmera do celular do próprio denunciante.
Nenhum aplicativo precisa ser instalado nos smartphones, e a localização tem precisão de até 10 metros. Lembrando que o CIOp não tem acesso a nenhum outro dado do celular da pessoa que fez a ligação.
Funcionamento – Durante a ocorrência, o atendente do CIOp solicita permissão para obter acesso à câmera do celular do cidadão. Em seguida, um link é enviado por mensagem para o celular e, ao clicar no link e abrir a câmera do aparelho, o denunciante já estará transmitindo ao vivo as imagens da ocorrência para a central do Centro Integrado.
Desta forma, as ocorrências da segurança pública poderão ser verificadas com muito mais precisão e detalhes, além de coibir trotes, reduzindo, ainda, o tempo de despacho das viaturas e custos operacionais.
“Carbyne é uma ferramenta que permite uma nova modalidade no atendimento a quem procura o serviço de urgência e emergência. Quando a pessoa não sabe informar sua localização ou não sabe dar com precisão, ela libera esse acesso e nós conseguimos identificar exatamente onde ela está com margem de erro mínima. Além disso, ela pode transformar o seu celular em uma câmera para que o atendente do CIOp possa verificar realmente se a denúncia que ele está falando é daquela forma e qual a quantidade de efetivo necessário para aquela ação pela imagem que se vê”, informou o titular da Segup, Ualame Machado.
A ferramenta ainda está em período de teste, mas a expectativa é a de que Segup adquira a tecnologia. “A ferramenta é importantíssima e hoje está sendo muito utilizada no combate ao Covid-19, seja nas denúncias de aglomerações ou estabelecimentos abertos indevidamente, mas ressaltando que pode ser utilizada em qualquer situação atendida pelo Ciop: roubo, furto, por exemplo”, concluiu.