Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEDUCAST PARÁ

Seduc lança podcasts para auxiliar alunos da rede estadual

Ferramenta com professores vai permitir conversa sobre vários temas e disciplinas

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
06/05/2020 11h13

Iniciativa integra o projeto Todos em Casa Pela EducaçãoA Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lança, nesta quarta-feira (6), o SeduCast Pará, podcasts de professores da rede estadual conversando sobre vários temas e disciplinas com os alunos. Essa é mais uma ideia que integra o projeto Todos em Casa Pela Educação e visa repassar conhecimento e atividades aos alunos nesse momento de suspensão das aulas da rede pública do Pará.

A ferramenta digital conhecida como podcast é cada vez mais utilizada no meio virtual e consiste em transmitir áudios através da internet com conteúdos variados. O Seducast Pará é coordenado pelo professor Jó Elder da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (Ctae) e executado pelos 11 Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado (NTEs).

De acordo com o coordenador, os áudios servirão para os professores mandarem um recado educativo aos alunos e debaterem sobre temas atuais. “Os  professores devem se identificar, gravar qual escola eles ministram aula e em qual cidade. Teremos docentes de quase todos os municípios do Pará participando do projeto, que deve ter áudios de comentários das disciplinas e assuntos do momento”, revela Jó Elder.

Lançamento

No podcast inaugural quem participa é a professora Tânia Barata, pós-graduada stricto sensu em Educação Brasileira no eixo Tecnologias Digitais na Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela vai apresentar o programa Seducast Pará e vai responder algumas perguntas sobre a situação atual da educação em tempos de pandemia. Nesta quarta (6), será feita chamada para os professores que estão fazendo os cursos EAD do Projeto Para Casa para que participem do Seducast Pará. Em seguida, o projeto ficará aberto para participação de todos os docentes da rede pública, através do site da Seduc.

Podcast

Os podcasts são programas de áudio, onde o ouvinte pode escutá-los na hora que desejar, ao contrário dos programas de rádio tradicionais. Esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular no Brasil. Segundo dados do Spotify, o consumo desse modelo de conteúdo cresce 21% ao mês, desde janeiro de 2018, em nosso país. Podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente permitem conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast de graça e, assim, ser avisado sempre que um novo for publicado.

O Seducast se junta a outras iniciativas da Seduc desde o início da suspensão das aulas na rede estadual. O "Todos em Casa pela Educação" já oferece videoaulas pela TV Cultura e redes sociais para alunos do ensino médio, ensino fundamental (5º ao 9º ano) e pré-Enem. Recentemente, a secretaria também criou o caderno de atividades, em que os professores elaboram exercícios e enviam cópias impressas aos alunos do 1º ao 3° ano do ensino fundamental. 

Serviço:

• Spotify
Abra o aplicativo. Vá em “buscar”. Digite Seducast Pará. Clique em “seguir”. Também é possível ouvir apenas um episódio em streaming ou fazer download para ouvi-lo offline

• No iPhone
Abra o aplicativo de podcast. Vá em “buscar”. Digite Seducast Pará. Selecione o programa que você quer ouvir, clique em “assinar”. Também é possível ouvir apenas um episódio em streaming ou fazer download para ouvi-lo quando você estiver offline

• Google podcasts
Abra o aplicativo. Clique na lupa, digite Seducast Pará. Selecione o programa que você quer ouvir, clique em “assinar”. Também é possível ouvir apenas um episódio em streaming ou fazer download para ouvi-lo offline

Acesse aqui o Seducast Pará.