Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Advogados testam plataforma de vídeo entrevista da Seap

Ferramenta inicia na quarta-feira (6), no Centro de Recuperação Feminino e no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
05/05/2020 09h42

Na manhã da segunda-feira (4), vários advogados que atendem aos internos do sistema prisional paraense realizaram testes para a implantação do projeto de vídeo entrevista, que iniciará na quarta-feira (6), no Centro de Recuperação Feminino (CRF) e no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará. 

Para terem acesso ao sistema, os advogados e defensores públicos precisam realizar o agendamento. No ato do agendamento, o profissional de Direito também poderá escolher se prefere realizar a visita ao seu cliente por vídeo ou presencialmente.

O objetivo do projeto é garantir comodidade, segurança e praticidade aos profissionais, tendo em vista a distância de deslocamento para as unidades prisionais, além de ser uma ferramenta de combate ao coronavírus.

“Nesse contexto de pandemia, é mais um serviço para o advogado, mas de forma virtual diante das questões de restrição, de locomoção. Essa é uma opção viável no caso de entrevistas com clientes” - Fernanda Sousa, diretora de Execução Criminal (DEC). 

Segundo o advogado Marco Pina, a iniciativa é muito importante por trazer diversos benefícios, como comodidade, celeridade, segurança e conforto. "É uma bela iniciativa da Seap e tem tudo para dar certo”, diz.

O advogado Rodrigo Godinho ressalta que esta medida possibilita que os clientes tenham mais segurança em meio a pandemia. “Nós que estamos no mundo exterior, estamos mais suscetíveis a contaminação do vírus e com essa plataforma é possível impedir a transmissão. Espero que isso se abranja para todo o Estado e seja mantido no pós pandemia, pois é um serviço muito importante que a Seap está realizando”, pontua.  

Vídeo-visita

Na última quinta-feira (30), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma videoconferência de lançamento do projeto Vídeo-visita. A medida é mais uma adotada pelo Governo do Pará no combate ao coronavírus, já que as visitas familiares estão suspensas. Neste cenário, a Seap desenvolveu projetos que garantem o contato entre familiares e custodiados, mesmo que de uma forma não presencial. 

Para terem acesso ao programa, os parentes precisam realizar o cadastro virtual e a Seap agenda dia e horário para que estes compareçam na sede administrativa localizada na rua Santo Antônio, no bairro da Campina, em Belém. Nas respectivas unidades onde os internos estão custodiados há cabines individuais, com tela e câmera, evitando-se, deste modo, qualquer forma de aglomeração e contato físico.