Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Projeto da Seap higieniza prédios do Hemopa e da Clínica dos Bombeiros

Com uso da mão de obra carcerária, a iniciativa visa manter prédios públicos livres do novo Coronavírus

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
02/05/2020 16h16

Internos do sistema penitenciário limpando a entrada da sede da Fundação HemopaO prédio sede da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e a Clínica do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, em Belém, foram desinfectados neste sábado (2) como medida preventiva contra o novo Coronavírus. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Projeto Limpeza e Desinfecção de Órgãos Públicos do Pará, que vem sendo realizado desde o dia 8 de abril para garantir um ambiente seguro para quem continua trabalhando de forma presencial e para as pessoas que precisam dos serviços oferecidos. 

Além da lavagem, as equipes fazem a desinfecção dos prédios e áreas externasO trabalho já foi realizado nos prédios do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Também foram contemplados a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); a Divisão de Homicídios; o Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) e a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), além de prédios do Instituto Médico Legal (IML), da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) e da Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará (Seplad).

Diante da demanda, as ações do projeto serão ampliadas. Novos órgãos receberão limpeza e desinfecção ao longo do mês de maio. O trabalho é realizado por um grupo de 20 custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi), unidade prisional de regime semiaberto, localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém.

Os internos que trabalham no projeto são beneficiados com remição de pena referente aos dias trabalhados. De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias trabalhados, o apenado tem um dia de pena remido. Eles também recebem todo o equipamento de proteção individual (EPI) necessário para a execução do trabalho sem riscos de contágio pelo novo Coronavírus.