Campanhas do Hemopa visitam igreja e órgão estadual
Nesta terça (6) e quinta-feira (8), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) vai promover duas campanhas externas de doação de sangue e cadastro de medula óssea, uma com a estrutura em uma sala montada e a outra com a unidade móvel. As ações serão na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e no Departamento de Trânsito do Pará (Detran).
Segundo a gerente de captação do Hemopa, Juciara Farias, essas campanhas são estratégias que o Hemopa utiliza para aproximar o voluntário da doação de sangue. “Com elas, vencemos todas as dificuldades de acesso ao Hemopa. Vamos ao doador, ao invés dele vir até a gente”, conta Juciara.
Na terça, a campanha será na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica na Rodovia Arthur Bernardes, bairro do Telégrafo, para onde o Hemopa levará toda sua estrutura de coleta, de 8h as 16h. Já na quinta, é a vez do Detran, que fica na Rodovia Augusto Montenegro, receber a unidade móvel da Fundação, de 8h as 15h. Juntas, as ações devem mobilizar 160 voluntários.
Instituições interessadas em compor parceria com a Fundação Hemopa para desenvolvimento de ações, entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), de segunda a sexta-feira, de 8h as 18h, e aos sábados, de 8h as 17h, através do email [email protected] ou do telefone 0800-2808118.
Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de dois meses e as mulheres a cada três meses.