Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel retorna à administração estadual
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) reintegrou nesta quinta-feira (30), a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel à administração estadual.
A unidade - que estava sob o comando da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), mediante pedido anterior do Governo do Estado - retorna ao comando da SEAP, por meio de seu Comando de Operações Penitenciárias (COPE / SEAP), pelo período de 60 dias.
O objetivo é a manutenção da ordem, disciplina e da uniformização dos procedimentos penitenciários, cabendo ao COPE, a coordenação e realização das atividades de revista, triagem para atendimento biopsicossocial dos internos e treinamento aos agentes prisionais.
Controle
Com a retomada do controle da CPASI pelo Estado, das 13 unidades que estavam sob o comando da FTIP, apenas a Cadeia Pública de Jovens e Adultos (CPJA), também no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, ainda está sob a intervenção federal.