Internos realizam limpeza e desinfecção da Feira do Guamá
Nesta quarta-feira (29), foi a vez da Feira do Guamá receber o projeto “Feira Limpa”, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), para levar ações de limpeza com lavagem, desinfecção, remoção e descarte adequado e seletivo dos resíduos sólidos para os comércios da capital.
A ação, que auxilia no combate ao novo coronavírus, utiliza mão de obra prisional de 30 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi). A Feira 08 de Maio, em Icoaraci, a Feira do Barreiro e da Ponte do Galo já foram contempladas. O projeto se estende agora para Complexo do Jurunas, Feira da Pedreira, Feira do Paar e Feira da Marambaia.
Todos os internos que participam das atividades recebem todos os equipamentos de proteção necessários, além de obterem a remição de pena por meio do trabalho, conforme cumprimento da Lei de Execução Penal.
A Seap também realiza o projeto de “Limpeza e Desinfecção” nos órgãos públicos do Estado. Fazem parte: a Secretaria Municipal de Saúde (Semmas), Divisão de Homicídios da Polícia Civil, o Ministério Público, a Procuradoria Geral Estado, CPC Renato Chaves, Mangueirão, Mangueirinho, IML Castanhal, Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
“Esse trabalho de limpeza e desinfecção tem sido muito procurado pelas secretarias e órgãos do Estado, pois garante a higienização dos espaços em que os servidores realizam suas atividades, contribuindo no enfrentamento à covid-19 e dando maior segurança no trabalho. Decidimos também expandir para a sociedade em geral nas feiras. É sempre válido lembrar que todos os custodiados realizam essas atividades utilizando os EPI’s necessários, além de permanecerem em um alojamento específico e isolados dos demais internos. Além disso, o projeto garante remição de pena pelo trabalho”, ressalta o diretor de reinserção social, Belchior Machado.
A Seap acredita na reintegração das pessoas privadas de liberdade à sociedade e possibilita o trabalho como medida de reinserção, além de promover benefícios neste momento de combate à pandemia.