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Segup viabiliza serviços para preservar saúde dos agentes de segurança

Foram disponibilizados testes rápidos para Covid-19, vacina contra Influenza e medicamentos para os servidores

Por Laís Menezes (PC)
29/04/2020 11h15

Com o objetivo de reguardar a saúde dos agentes, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) promove ações específicas voltadas para os servidores que estão na linha de frente, contribuindo para o combate à Covid-19 no Estado.

Entre as medidas estão a oferta de 1.600 testes rápidos para os agentes, que podem ser utilizados entre o 7º e o 10º dia de sintomas, como febre, tosse, dor no corpo, cansaço ou dificuldade para respirar. O período de testagem evita que sejam computados falsos negativos. Para fazer o teste rápido, o agente deve procurar o ponto focal de saúde da sua instituição. 

Precisa ressaltar que foram distribuídos para os órgãos da segurança que farão a distribuição, conforme necessário, para os agentes 

Também foram distribuídos 1.200 medicamentos Hidroxicloroquina 400mg e Azitromicina 500mg para os diagnosticados com os sintomas da Covid-19. Os remédios estão sendo utilizados em diversos países por apresentarem resultados positivos no tratamento contra o coronavírus. Para ter acesso, os agentes devem dispor de receita médica e assinar termo de consentimento, procurando também a referência de saúde dentro do órgão onde atua. 

Respeitando a disponibilidade, os agentes de segurança que apresentam a doença são encaminhados para a internação na rede hospitalar. Foram disponibilizadas, ainda, 15.000 mil vacinas de Influenza para imunização em postos exclusivos em cada instituição, conforme calendário de vacinação. 

Outras medidas – O Sistema de Segurança Pública também investiu cerca de R$ 1.943.518,00 em Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) entre máscaras, luvas, álcool etílico 70º, álcool em gel 70º, óculos de proteção, aventais e macacão de proteção, além da desinfecção dos órgãos; a antecipação do auxílio-fardamento para militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; e a realização de cursos de prevenção online.

Segundo o titular da Segup, desde o início da crise, todas as medidas de precaução foram tomadas pelo Estado, desde o fornecimento de EPI até a higienização dos espaços físicos dos órgãos, para que a doença não chegasse até nossa tropa.

"Infelizmente foi inevitável que alguns contraíssem a doença e, em razão disso, nós estamos também montando um cronograma de atendimento dos nossos servidores para que façam testes rápidos em casos necessários, fornecimento de medicamento quando há recomendação médica, vacinação contra o H1N1 em postos específicos para as forças de segurança pública, além da intermediação de internações em casos extremamente necessários, tendo em vista a carência de leitos em todo o Pará".

Ualame tranquilizou a população e os agentes da segurança pública. "Podem ficar tranquilos, pois em que pese a crise, as providências que podem ser tomadas pela segurança pública estão sendo tomadas”, afirmou o titular da Segup.

Serviço:

Polícia Militar: (91) 98416-5142

Testes rápidos: Unidade de Saúde da Área (USA) \ BPChoque

Entrega de medicação: Hospital da Polícia Militar

Polícia Civil: Diretoria de Atendimento ao Servidor (Davs) (91) 98568-6361 / 99981-8494

Corpo de Bombeiros Militar: Policlícina do CBMP (PoliBom)

Detran e CPC Renato Chaves: sede do CPC

Seap: Coordenadora de Atenção e Valorização do Servidor (Cavs) (91) 98897-1118 / 3239-4219

Segup: Diretoria de Prevenção (Diprev) (91) 3184-2540