Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUXÍLIO

Cartões de vale-alimentação são entregues para alunos das áreas rurais

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
27/04/2020 18h14

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou a entrega dos cartões de vale-alimentação escolar a alunos de áreas rurais do Pará. Nesta etapa estão recebendo os vales os estudantes do Sistema Modular de Ensino (Some) e do Sistema Educacional Interativo (SEI). São alunos de áreas ribeirinhas, assentamentos rurais e comunidades quilombolas distantes da sede dos municípios.

Ao todo, serão beneficiados 27.893 alunos do Some e 2.821 do SEI em cerca de 85 municípios paraenses. Em Monte Alegre, na região de Integração do Baixo Amazonas, a entrega iniciou na última sexta-feira (24) e deve ser concluída em uma semana. Até lá, o município vai atender 595 alunos residentes nas comunidades de Jaquara, Jacarecapa, Passagem, São Diogo, Mulata, Igarapé das Pedras, Linha Cumaru, Km 35, Serra Azul e Santa Rita.

O maior desafio é o acesso que se dá pela estrada, muitas delas de piçarra e pelo rio, o que requer uma grande logística de deslocamento dos profissionais da educação das escolas. Distante 47 km da sede de Monte Alegre, a comunidade Murumuru, já começou a receber os vales. “São áreas muito carentes, onde as políticas públicas quase nunca chegam. Os alunos estão muito agradecidos”, afirma a gestora da 6ª URE (Unidade Regional de Educação), Rosilene Arcanjo.  

Em Bragança, Viseu e Cachoeira do Piriá, na região do Rio Caeté, os gestores do pólo do Some e SEI, com a ajuda das secretarias municipais de Educação, já começaram a entregar nas comunidades mais distantes. Na região do Lago de Tucuruí, os vales também já chegaram a diversas comunidades, começando pela Vila Aparecida para os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de Educação do Campo Wilson Baía, no município de Goianésia.

“Estamos trabalhando com os coordenadores nas localidades para agilizar a entrega e concluir ainda essa semana”, informa a gestora da 16ª URE, Miriam Varela. Em Maracanã, a URE está concluindo as entregas a todos os alunos, incluindo os 114 estudantes do ensino regular e Some.