Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IARA

Assistente virtual do Disque Denúncia recebeu quase 5 mil mensagens em um mês

Novo canal do Disque Denúncia via whatsapp foi o preferido da população; o sigilo das informações é totalmente garantido

Por Aline Saavedra (SECOM)
27/04/2020 15h14

Há um mês, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) lançou um novo canal de comunicação entre a segurança pública e a população, trazendo a inteligência artificial e Anônima chamada "Iara". Com ela a população usa o número de whatsapp (91) 8115-9181 para fazer denúncias. E, em seu primeiro mês de funcionamento, mais de 90% das denúncias foram feitas por este novo canal. Este é o primeiro Whatsapp de denúncia do Brasil a garantir o anonimato de quem envia as informações e o sigilo do conteúdo. 

Além da Iara, o cidadão pode também ligar para o Somado ao número 181, do Disque Denúncia, ou ainda enviar por meio de formulário e chatbot (caixa de diálogo com a atendente virtual Iara) presentes no site da Segup, ambos sigilosos e anônimos.

Esses são os únicos canais para denúncias disponíveis em todo o Estado, e que garantem o sigilo e anonimato do cidadão. Nesse período, apenas nos novos canais, 4.130 denúncias foram recebidas, dessas mais de 90% feitas pelo whatsapp da Iara. Em 30 dias, incluindo todos os canais, 16.530 atendimentos foram realizados.

O Disque Denúncia pode e deve ser utilizado para fornecer informações de crimes que ainda podem ocorrer e necessitam ser evitados ou que já aconteceram e o cidadão possui alguma informação que pode colaborar nas investigações. Entre os tipos de crimes estão: foragidos da Justiça, maus-tratos a idosos e animais, perturbação do sossego, violência doméstica, abandono de incapaz, entre outros. Para situações que precisam de um atendimento imediato, o contato deve ser feito com o Centro Integrado de Operações (CIOp), ligando 190.

Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, a população pode e deve colaborar para a segurança pública, e é papel dos gestores criar mecanismos de aproximação e troca de informações e de confiança. 

“Nós comemoramos a quantidade de acessos, que de fato é um número muito além do que tínhamos antes e mostra que a população tem participado cada vez mais da segurança pública. Nós trabalhamos para que a sociedade possa continuar a atender ao nosso chamado, nos ajudando, e que a gente possa corresponder ao esperado. Nós temos o dever de sempre oferecer o melhor, e procurando adequar os meios de comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança, com o uso de novas tecnologias. Há um mês lançamos a Iara, uma atendente virtual do nosso Disque Denúncia por whatsapp, que foi o primeiro do Brasil e que garante o anonimato, o sigilo e a gratuidade. De forma alguma nós sabemos quem é a pessoa que faz a denúncia. Isso tem sido fantástico, juntamente com a possibilidade de fazer a denúncia pelo site da Segup, seja no formulário ou no chatbot, que é um canal onde a pessoa pode clicar no site e fazer a sua denúncia. Canais importantes também nesse período de crise, para que possamos melhorar a prestação dos nossos serviços e ter mais acesso as informações da sociedade”, explicou o secretário de segurança pública. 

Balanço - As ocorrências mais comuns nos últimos 30 dias são a omissão na prevenção, relacionado à covid-19, desobediência ao Decreto 609/2020, como informações de estabelecimentos comerciais e academias, por exemplo que estão em funcionamento, tráfico de entorpecentes e poluição sonora. Entre os municípios que mais colaboram com informações estão: Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Marituba, Castanhal, Barcarena, Benevides, Marabá, Santa Isabel do Para e Santarém.  

Após o recebimento das informações e o preenchimento do protocolo, as denúncias são destinadas aos órgãos competentes, Policia Militar ou Civil, para verificação e posteriormente a atuação mais enérgica das instituições.