Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMUNIZAÇÃO

SEAP realiza campanha de vacinação contra H1N1

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
24/04/2020 14h13

Para garantir a saúde dos servidores penitenciários, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) realiza uma campanha de vacinação contra o H1N1 nas unidades prisionais. A ação foi iniciada na quinta-feira (23).

Seguindo o cronograma de imunização estabelecido, a campanha atenderá nos dias 23, 24 e 25 todas as unidades do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, de Marituba e Ananindeua e nos dias 27, 28 e 29, nas demais unidades da Região Metropolitana de Belém.

Segundo Kelly Ataíde, coordenadora de Saúde Prisional, ainda nesta sexta-feira (24), a vacinação permanece no Complexo Penitenciário de Santa Izabel para contemplar os servidores que não estavam de plantão no primeiro dia e, por isso, ainda não haviam recebido a imunização. Além destes, também foram vacinados os servidores que atuam no pórtico, os agentes prisionais e policiais militares do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e agentes da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

No interior do Estado, a imunização tem ocorrido de acordo com a disponibilidade dos municípios. Nos Centros de Recuperação Regional de Breves (CRRBreves), de Mocajuba (CRRM), de Redenção (CRRR) e na Cadeia Pública de Parauapebas (CPP), no interior, bem como no Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), em Marituba, além da totalidade de seus servidores penitenciários, houve também a imunização de seus custodiados. Nas unidades prisionais de Santa Izabel, os internos serão imunizados a partir do dia 8 de maio.

A campanha de vacinação para servidores e custodiados do Estado desenvolve a atenção à saúde de todos que integram o sistema penitenciário do Pará, estando a vacinação das pessoas privadas de liberdade (PPLs) prevista para ocorrer de forma integral no mês de maio. Estima-se, ao final da campanha, ter as 48 unidades estaduais completamente imunizadas. 
 
Prevenção
 
A imunização em Breves, no CRRBreves, durou três dias, sendo encerrada no dia 18 com cerca de 300 vacinações dentre internos e servidores.

Em Mocajuba, além da vacinação a SEAP, em parceria com a Prefeitura de Mocajuba, realizou na última quarta-feira (22), um mutirão de corte de cabelo e consultas odontológicas para os custodiados do CRRMOC.

No Centro de Recuperação Regional de Redenção (CRRR) a campanha de vacinação ocorreu no dia 23, com a imunização de 245 internos e 58 servidores pela equipe técnica da unidade prisional, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou as doses.

Para o diretor do CRRR, Rondinelle Rodrigues da Silva, a campanha obteve a expectativa esperada, “muito importante pois é um meio de proteção contra doenças altamente contagiosas e perigosas que podem levar a casos graves e até a morte. Nosso objetivo é garantir a segurança e saúde de todos”.