Bairro da Terra Firme está há mais de quatro meses sem registro de crimes violentos
A violência também caiu, de 1º a 22 de abril, nos bairros do Benguí e Jurunas, atendidos pelo TerPaz
O bairro da Terra Firme, por muito tempo conhecido como um dos mais violentos da Região Metropolitana de Belém, hoje apresenta uma realidade bem diferente. Há mais de 120 dias o bairro não registra ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. A última ocorrência desse tipo registrada no bairro foi no dia 12 de dezembro de 2019. O dado foi divulgado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), levando em consideração dados coletados até a última quarta-feira (22).
Nas ruas dos bairros com redução da criminalidade a população se desloca com mais tranquilidadeDurante o período de 1º a 22 de abril, os bairros do Benguí e Jurunas também não apresentaram ocorrências de Crimes Violentos, sinalizando uma redução dos casos de 76% e 61%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os bairros da Terra Firme, Jurunas e Benguí estão entre os cinco bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo do Estado, que desenvolve ações de segurança pública e combate à vulnerabilidade social.
“O bairro da Terra Firme é um dos cinco bairros de Belém contemplados pelo ‘TerPaz’. Já concluímos a primeira etapa do projeto, que foi o choque operacional através de ações de policiamento ostensivo e ações conjuntas das forças de segurança pública. Desde então, estamos tendo resultados muito positivos. Agora, o bairro recebe os serviços sociais programados para a segunda fase do projeto. Essa redução na taxa de crimes violentos, e até mesmo a não ocorrência destes, só nos mostra a assertiva do projeto e do modelo de policiamento adotado, especialmente junto à comunidade nos bairros contemplados pelo TerPaz”, disse o titular da Segup, Ualame Machado.
Resultados – Iniciativas dos governos estadual e federal, como “TerPaz”, "Em Frente, Brasil" e "Polícia Mais Forte", que atuam no Pará no combate à violência, têm gerado resultados positivos para a população, visto que o número de ocorrências nos bairros atendidos pelas ações está reduzindo cada vez mais.
As ações dos projetos vão desde o aumento do número de policiais militares e viaturas nas ruas, em horários estratégicos; investigações mais apuradas e desarticulação de grupos criminosos, até a atuação de agentes da Força Nacional de Segurança Pública, ostensiva e judiciária.
Os reflexos positivos desta gestão já colocaram o Pará em uma posição favorável, de acordo com um levantamento feito em fevereiro deste ano pelo portal G1, por meio do "Monitor da Violência", em que o Estado ficou entre os seis que mais reduziram a criminalidade no País. Os dados são referentes a 2019.