Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Pacientes com Covid-19 contam com Telemonitoramento do Hospital Albert Einstein

Até o momento, o serviço realizou quase 100 contatos bem sucedidos com pacientes de 13 municípios paraenses

Por Roberta Vilanova (SESPA)
23/04/2020 18h05

Desde o último dia 16 de abril, o Governo do Pará vem disponibilizando a todos os pacientes com resultado positivo para Covid-19 um serviço de Telemonitoramento, com médicos e enfermeiros do Hospital Albert Einstein (HAE). O serviço, que resulta da parceria entre o Hospital, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), está substituindo, momentaneamente, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Projeto Telemedicina Pará, que é desenvolvido em parceria com a Sespa.

O projeto oferece consultas médicas com especialistas do HAE, por meio de teleconsultoria, tendo de um lado um médico especialista do Hospital Albert Einstein e do outro o paciente, acompanhado por um clínico geral.

O atendimento ocorre da seguinte forma: ps pacientes irão receber uma ligação do HAE para uma consulta médica com especialistas da unidade. É necessário ficar atento à chamada. Ressaltando que só deverá receber a ligação a pessoa que realizou o teste e foi positivada para covid-19, não esteja hospitalizada e que tenha fornecido o telefone para contato.

O diretor de Desenvolvimento de Sistema da Prodepa, Gustavo Costa, informou que o trabalho de Telemonitoramento é desenvolvido a partir do sistema que a Prodepa criou para centralizar as informações sobre notificação e confirmação de casos de Covid-19 no Pará, que reúne todos os dados pessoais dos pacientes e as informações do primeiro atendimento realizado em unidade de saúde ou hospital. “A partir da publicação do boletim pela Secretaria de Estado de Comunicação, é gerada e enviada para o Hospital Albert Einstein a lista e todas as informações dos casos positivos não hospitalizados atendidos tanto em serviços públicos como privados”, explicou.

Casos confirmados - Segundo a coordenadora de Operações da Telemedicina do HAE, Renata Albadejo, a equipe é formada por enfermeiros e médicos pneumologistas, e só são monitorados casos confirmados laboratorialmente. “Até o momento foram realizados cerca de 100 contatos bem sucedidos com pacientes. Mas cerca de 50% das tentativas de comunicação não são alcançadas”, disse a coordenadora.

Renata Albadejo explicou ainda que a enfermeira do Hospital Einstein telefona para o paciente e coleta todas as informações de saúde relacionadas à infecção por Covid-19 e suas complicações. “Seguimos uma árvore de decisão ao final de cada contato e decidimos por manter o monitoramento, encaminhar para atendimento presencial ou liberar para atividades habituais. Porém, quem libera é o médico, após um contato agendado por videoconferência com o paciente”, detalhou.

O Telemedicina Pará é uma inciativa do governo do Estado, por meio da Sespa e Prodepa. Até o momento, o serviço realizou quase 100 contatos bem sucedidos com pacientes de 13 municípios paraenses.

Serviço:

Os pacientes irão receber uma ligação do Hospital Albert Einstein para uma consulta médica com especialistas da unidade. É necessário ficar atento à chamada. Ressaltando que só deverá receber a ligação a pessoa que realizou o teste e foi positivada para covid-19, não esteja hospitalizada e que tenha fornecido o telefone para contato.