Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BELÉM

Governo recolhe respiradores para auxiliar pacientes da Covid19

Equipamentos passarão por revisão técnica e desinfecção para depois auxiliarem na recuperação dos pacientes no Hospital de Campanha instalado no Hangar

Por Aline Saavedra (SECOM)
21/04/2020 12h29

Mais três respiradores pulmonares foram encaminhados para o Hospital de Campanha instalado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia para ajudar no tratamento de pacientes com a Covid-19. Os equipamentos não estavam sendo utilizados e foram retirados de um hospital particular de Belém, que receberá o valor correspondente ao aluguel das máquinas, na noite da segunda-feira (20). Enquanto leitos hospitalares estão operando com a capacidade máxima de atendimento, realidade vivida por diversos estados brasileiros, o Governo do Pará vem buscando medidas, como aluguel e compra de equipamentos e espaços, para aumentar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

No Hospital de Campanha, os instrumentos passarão por revisão técnica e desinfecção para depois auxiliarem na recuperação dos pacientes. A logística de retirada dos respiradores foi realizada por meio de um termo de requisição assinado pelo profissional da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), elaborada pelo Procuradoria Geral do Estado (PGE) e toda a ação foi acompanhada por militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar. 

O acréscimo dos respiradores se soma aos esforços realizados pelo Governo do Pará no combate ao novo coronavírus. Além das estruturas montadas para atender os pacientes, como os Hospitais de Campanha de Marabá, Santarém e Breves, além da capital paraense, o Governo garante a disponibilização de leitos em hospitais como a Policlínica e a antecipação de novos 50 leitos no Abelardo Santos, no próximo dia 25. Tudo para atender cada vez mais e melhor as pessoas acometidas pela doença. 

Medidas enérgicas – Desde o dia 18 de março, o Pará passou a adotar medidas e orientações de como agir no enfrentamento da doença com a publicação do decreto governamental 609/2020. Entre os itens elencados, estão a proibição de funcionamento de estabelecimentos comerciais, o transporte de passageiros interestaduais em veículo coletivo, reforço nas fronteiras, entre outros, o que para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, vêm colaborando para que as pessoas fiquem mais tempo dentro de casa. 

“As pessoas que ainda não tinham noção do que é uma pandemia estão começando a compreender, alguns por questão de consciência outros porque infelizmente viram os números de pessoas que evoluíram a óbito se tornarem nomes. Nomes de conhecidos ou até mesmo de amigos e familiares. Por isso, se justifica todas essas ações, em diversas frentes que o Estado vem tomando. O sistema de segurança está pronto e fazendo com que as determinações previstas no decreto sejam cumpridas para tão logo possamos viver na tranquilidade de antes", destacou o titular da Segup.