PM realiza ações para evitar avanço do novo coronavírus na região do Marajó
Com objetivo de assegurar o cumprimento das medidas preventivas de enfrentamento ao novo coronavírus no Pará, o Comando de Policiamento Regional XII, por meio do 9° Batalhão e da 32ª Companhia Independente de Polícia Militar (32ª CIPM) realizou, no último fim de semana, operações e barreiras sanitárias nos rios e estradas da região do Marajó Ocidental.
A operação “Combate à Covid-19" ocorreu em Breves, Afuá, Portel, Gurupá e Chaves, e percorreu áreas rurais e urbanas, estradas, furos e rios que dão acesso aos municípios. Além de policiais militares, a operação contou com a participação de agentes municipais de saúde, da Vigilância Sanitária e conselheiros tutelares dos municípios.
Os órgãos públicos orientaram os moradores sobre os cuidados a serem tomados durante a pandemia e vistoriaram veículos e embarcações, por meio de barreiras sanitárias nas estradas de acesso aos municípios e aos principais balneários da região. O objetivo foi evitar o transporte interestadual e intermunicipal e, especificamente neste fim de semana (feriado prolongado de Tiradentes), conforme prevê o decreto estadual 609/2020.
As prefeituras também contribuíram com apoio logístico para a ação, cedendo equipamentos, veículos e embarcações para ajudar na fiscalização. A prefeitura de Afuá, município cujo acesso se dá exclusivamente pelo rio, cedeu três embarcações para contribuir com a operação fluvial.
Policiamento ostensivo
Os militares também deram continuidade ao policiamento preventivo em estabelecimentos considerados essenciais, como áreas bancárias e periferias dos municípios. Nesses locais, além de coibir ações ilícitas, a PM orientou os transeuntes sobre as medidas de prevenção à covid-19 e conteve ações que pudessem representar ameaça contra a saúde pública.
A operação chegou ao fim sem o registro de ocorrências graves, demonstrando que a população apoia e compreende as ações implementadas pela Polícia Militar e pelos órgãos municipais de saúde para evitar que a pandemia faça vítimas na região do Marajó Ocidental.