Sefa apreende mais de 21 mil brinquedos sem nota fiscal

Durante a pesagem do veículo, foi verificada uma diferença de quase 2 toneladas de peso

19/04/2020 14h07 - Atualizada em 19/04/2020 16h46
Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)

Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) apreenderam, no sábado (18), na unidade de coordenação de mercadorias em trânsito do Itinga, na BR-010, em Dom Eliseu, milhares de brinquedos chineses, entre kits e bonecos, que eram transportados sem documento fiscal. 

Durante o processo de pesagem do veículo na unidade fazendária de fronteira, foi verificada uma diferença de quase duas toneladas de peso, em relação ao documento fiscal apresentado pelo motorista. A fiscalização então procedeu a contagem da carga, para verificar se havia mercadorias sem nota fiscal. 

Os produtos saíram de Belém em direção a São Paulo. O valor total da carga é de R$ 756 mil, sendo que estavam sem nota fiscal 21.204 peças e kits. Tinham nota fiscal apenas 14.604 brinquedos. A mercadoria desacobertada de documento fiscal hábil está retida a espera de pagamento dos tributos.

Foi lavrado um termo de apreensão e depósito no valor total de R$ 231,3 mil, referente ao Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e mais multa.