Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIDEOCONFERÊNCIA

Governo avalia ações de segurança com o Alto Comando da PM

Na reunião técnica foram definidas as operações para o próximo fim de semana prolongado, destinadas a conter o avanço do novo Coronavírus

Por Matheus Soares (PMPA)
17/04/2020 20h36

Em videoconferência, o governador Helder Barbalho comandou uma reunião técnica com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, e mais 54 oficiais do Alto Comando da corporação, na manhã desta sexta-feira (17). Na reunião foram avaliadas as ações realizadas no combate à pandemia de Covid-19 até a primeira quinzena de abril e definidas novas estratégias, visando evitar aglomeração de pessoas. As novas medidas deverão ser implementadas já no próximo feriado prolongado.

O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, durante a videoconferência com o governador Helder BarbalhoO Departamento Geral de Operações (DGO) foi a unidade mais acionada em todo o encontro. O chefe do Departamento, coronel Pedro Celso, apresentou as ações que vêm sendo desenvolvidas pela PM e as operações que serão realizadas para garantir a efetivação do Decreto estadual 609/2020. De acordo com o oficial, "todas as unidades da Grande Belém e do interior do Estado estão esclarecidas sobre como atuar e quais encaminhamentos a realizarem durante o feriado prolongado", se referindo ao fim de semana prolongado, que terminará na próxima terça-feira (21), Dia de Tiradentes. 

Após ouvir as informações, o governador Helder Barbalho destacou a relevância do trabalho da corporação durante o período da Semana Santa, e alertou para a necessidade de articulação entre todos os comandantes, para intensificarem a fiscalização nos rios e nas estradas, com o objetivo de impedir a propagação do novo Coronavírus para municípios do interior do Estado, aonde o contágio da doença vem se mantendo bem menor em comparação ao verificado na Região Metropolitana de Belém.

Rios e estradas - Para cumprir o Decreto Estadual, a PM realizará a Operação “Bloqueio” em várias rodovias estaduais. Na Grande Belém, equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) atuarão de forma integrada com agentes do Departamento de Trânsito Estadual (Detran) e da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) na fiscalização do fluxo de veículos nas estradas da Alça Viária e de acesso à Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém) e ao município de Benevides. A preocupação do governo é evitar a contaminação generalizada pelo novo Coronavírus em um mesmo período, o que poderia levar ao colapso da saúde pública no Pará, conforme verificado em outros estados brasileiros.

O coronel Dilson Júnior ressaltou algumas ações implementadas pela Polícia Militar nos últimos meses de março e abril. "É importante destacar a efetividade da operação 'Polícia Mais Forte', que contribuiu diretamente para a diminuição dos índices de criminalidade. Os números de roubos diminuíram 32%, e os homicídios em torno de 23%, em todo o Estado. A Operação ‘Fiscalização Bancária’, que emprega parte dos militares que atuam no Quartel do Comando-Geral da corporação no reforço da segurança nos entornos de casas lotéricas e agências bancárias, durante o período de pagamento do benefício a desempregados e trabalhadores informais”, destacou o comandante-geral da PM.

Helder Barbalho também mostrou preocupação com os agentes de segurança pública que, segundo ele, estão na linha de frente no combate à Covid-19, ao lado dos profissionais da área de saúde. "Todos precisam dar sua parcela de contribuição nesse momento crítico, e sabemos o quanto a tropa se expõe nessa luta. Por isso, é importante que o coronel Dilson Júnior acione a inteligência da PM para monitorar e dar todo o apoio necessário aos policiais que apresentem algum sintoma da doença", disse o governador, que encerrou a reunião recomendando o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) por todos os agentes durante o serviço policial.