Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUEDA

Índice de isolamento social cai e Pará tem 46,38% da população em casa

Dados são Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, vinculada à Segup

Por Aline Saavedra (SECOM)
16/04/2020 12h33

Um dia após ficar entre os 10 estados que mais respeitaram a recomendação dos órgãos de saúde pública para ficar em casa, a população do Pará voltou a ocupar as ruas. A taxa de isolamento social caiu de 53,4%, registrado na última terça-feira (14), para 46,38% na quarta-feira (15), enquanto o índice de pessoas com a Covid-19 aumenta. Os dados são Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que monitora a taxa de isolamento social todos os dias.

“Nós estamos diariamente acompanhando este índice e o Pará vem oscilando entre os melhores estados de unidade da federação e também do meio em diante. Então, dia sim e dia não nós estamos tendo resultados diferentes, um dia muito bom, no outro piora e no dia seguinte melhora novamente. Destaco para a população entender que não adianta ter um isolamento dia sim e dia não, o isolamento tem que ser constante porque a qualquer momento, ao sair às ruas, você pode contrair o vírus e trazer para dentro da sua casa, contaminar você e sua família. Nós vamos continuar fiscalizando, orientando muito as filas em feiras e bancos” - Ualame Machado, titular da Segup.

Em relação ao pedido do governo estadual de suspender a exigência de regularização do CPF para auxílio emergencial, o secretário acrescentou. “O Estado conseguiu uma decisão importante que vale para todo Brasil que é a dispensa da regulamentação do CPF para poder receber o auxílio emergencial, o que vai melhorar e baixar a quantidade de aglomerações e filas nas portas da Receita Federal, levando as pessoas para dentro de casa. Já foi dado o prazo judicial e estamos apenas esperando a Receita Federal cumprir essa decisão”, destacou o titular da Segup.

Com a proximidade do feriado de Tiradentes, 21 de abril, o secretário reforça o pedido para que todos fiquem em casa. “A gente continua ratificando para você ficar na sua casa, temos um feriado grande pela frente e a gente espera que nesses quatro dias as pessoas mantenham o isolamento para que possamos vencer o vírus”, destacou.

Municípios – De acordo com o levantamento, ao analisar as cidades paraenses, os três melhores índices de isolamento, ou seja, onde as pessoas passaram mais tempo em casa respeitando a quarentena, estão nos municípios de Inhangapi (72,3%), São João do Araguaia (68,7%) e Terra Alta (65,5%). Os piores índices são em Senador José Porfírio (29,6%), Rio Maria (30,7%) e São Geraldo do Araguaia (31,3%).

Descentralização – Os municípios de Marabá, Santarém e Breves irão abrigar Hospitais de Campanha para receber pacientes contaminados pela Covid-19. Nessas cidades, a taxa de isolamento esteve em 38,4%, 41,4% e 43,6%, respectivamente.

Belém e Ananindeua – Em Belém, incluindo os distritos, os bairros onde as pessoas mais estiveram dentro de casa na quarta-feira (14) foram: Águas lindas (71,8%), Natal do Murubira (70,9%) e Coqueiro (67,5%). Já os bairros onde as pessoas desobedeceram à recomendação, registrando um baixo índice de isolamento, foram: Pratinha (28,2%), Brasília (31,9%) e Tenoné (33,9%).

Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros Jardelândia (72,7%), Centro (66,1%) e Águas Lindas (66,1%). Os piores índices foram observados no Júlia Seffer (26,2%), Geraldo Palmeira (44,3%) e Maguari (44,7%).

Índices de isolamento por bairro em Belém na quarta-feira (15):

Melhores

Águas lindas (71,8%)

Natal do Murubira (70,9%)

Coqueiro (67,5%)

Piores

Pratinha (28,2%)

Brasília (31,9%)

Tenoné (33,9%)

Índices de isolamento por bairro em Ananindeua na quarta-feira (15):

Melhores

Jardelândia (72,7%)

Centro (66,1%)

Águas Lindas (66,1%)

Piores

Julia Seffer (26,2%)

Geraldo Palmeira (44,3%)

Maguari (44,7%)