Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Projeto é concluído com 250 paradas de ônibus demarcadas em Belém

A iniciativa da Seap, em parceria com o Detran, superou as expectativas com 100 paradas além da meta

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
15/04/2020 20h03

O Projeto “Parada Sinalizada” foi concluído nesta quarta-feira (15) com 250 pontos de ônibus demarcados em Belém, 100 a mais do que a meta definida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que executou o projeto em parceria com o Departamento de Trânsito do Pará (Detran). As atividades começaram na última quinta-feira (09), com as demarcações de 1 metro de distância entre elas, para sinalizar e mostrar a necessidade do distanciamento social na prevenção ao novo Coronavírus.

“Finalizamos hoje o cronograma de execução do Projeto Parada Sinalizada com a grata surpresa de termos elevado em cerca 70% o número de paradas estabelecidas no início da ação. A princípio seriam 150 paradas, mas com o desenvolvimento das atividades chegamos ao número de 250 paradas com demarcações de distanciamento social. Essa foi uma de nossas contribuições no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Esperamos que a população tenha a consciência de utilizar os referidos espaços demarcados, buscando evitar o contágio”, disse o diretor de Reinserção Social, Belchior Machado.

Os internos do sistema penitenciário demarcaram as paradas de ônibus para conscientizar as pessoas da necessidade de distanciamento Cerca de 30 pessoas privadas de liberdade, custodiadas na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi), participaram do projeto. Todos utilizaram equipamentos de proteção individual (EPIs) na atividade, e foram beneficiados com a remição de pena por meio do trabalho.

Em sua avaliação, o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, disse que “o projeto é vitorioso. O fato é que hoje as pessoas chegam às paradas e estão observando aquelas sinalizações, e elas lembram que devem manter o distanciamento social como forma eficaz de combate a contaminação”. 

A pintura nas paradas de ônibus é uma iniciativa que visa à segurança da população, por meio do trabalho prisional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o distanciamento social é uma das formas de coibir a proliferação do novo Coronavírus.