Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Detran registra fluxo menor de veículos durante o feriado da Semana Santa

Operação do órgão ocorreu de 8 a 13 de abril e fiscalizou o cumprimento do decreto 609

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
13/04/2020 13h52

Ação foi realizada em parceria com a PRE e ArconO fluxo de veículos durante o feriado prolongado da Semana Santa foi menor comparado ao mesmo período do ano passado. Este cenário se deve, principalmente, ao decreto 609, que determina o fechamento dos acessos a municípios durante este período.

Entre os dias 8 a 13 de abril, os agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizaram abordagens a cada condutor que precisava entrar ou sair da capital. Além de comprovar - mediante documentação - a necessidade de seguir viagem, as demais normas de segurança veicular também foram verificadas como: documentação necessária, condições de trafegabilidade do veículo e equipamentos obrigatórios vigentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Não houve registro de acidentes com vítima fatal nas áreas fiscalizadas pelo órgão durante o feriado. Em termos de autuações, 522 foram registradas, sendo o condutor de motocicleta sem capacete a principal infração. O número é bem inferior comparado ao ano de 2019, que apresentou um total de 1.048 autuações, sendo o veículo com licenciamento em atraso a principal ocorrência. 

“O saldo desta operação foi bastante positivo. O planejamento montado junto com outras instituições do Estado seguiu dentro da normalidade para que o decreto governamental fosse cumprido e observamos que, neste período de quarentena, a quantidade de veículos transitando foi bem menor” - Ivan Feitosa,coordenador de Operações do Detran. 

Órgão também realizou rondas em praias, igarapés e balneáriosO único registro de autuação em relação ao cumprimento do decreto foi de um transporte coletivo que faz a linha Mosqueiro/São Brás, que trafegava pelo Km 17 da rodovia BR-316 com 46 passageiros sentados e 17 em pé, o que é proibido segundo o artigo 8 do documento, publicado no último dia 16 de março. O veículo foi interceptado na barreira do Detran que, ao constar a irregularidade, conduziu o motorista à Delegacia de Benevides para fazer os procedimentos legais.

Além das ações nas estradas estaduais, o órgão também realizou rondas em praias, igarapés e balneários que costumam reunir um grande número de pessoas em períodos de feriado prolongado, mas nenhuma ocorrência foi constatada.

A operação Semana Santa foi integrada com a Polícia Rodoviária Estadual e Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), com a finalidade de evitar a propagação do novo Coronavírus para municípios menores.

Fiscalização –  A medida é válida para transporte particular e coletivo a partir do município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém. A decisão só não atinge pessoas que precisam fazer o deslocamento para a própria residência e/ou atividade profissional, desde que comprovados mediante documentação, e o transporte de cargas. Quem descumprir a determinação será encaminhado à Delegacia de Polícia mais próxima para procedimento.