Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Internos da Seap demarcam paradas de ônibus na Grande Belém

Ao todo, 150 pontos serão pintados para orientar a população sobre a necessidade do distanciamento social

Por Larissa Noguchi (SECOM)
09/04/2020 12h01

Marcações têm de mais de 1m entre um ponto e outroMais de 30 internos da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), pintaram marcações, de mais de 1m entre um ponto e outro, para distanciamento social das pessoas nas paradas de ônibus da Grande Belém. A ação iniciou nesta quinta-feira (9), na avenida Almirante Barroso, próximo ao Mercado de São Brás, e busca evitar aglomerações diante da pandemia do novo coronavírus.

Os custodiados que participaram da atividade foram divididos em seis grupos, de seis internos cada. Todos os usam EPI, como máscaras e luvas, para garantir a segurança e prevenção da covid 19. Neste primeiro dia da ação, 21 paradas devem ser demarcadas. Ao todo, 150 pontos de ônibus serão pintados em toda a região metropolitana.

“O trabalho é para que as pessoas tenham uma orientação segura do distanciamento social nas paradas de ônibus, para que se protejam e projetam quem esteja ao lado. Serão 150 paradas de ônibus na região metropolitana de Belém” - Jarbas Vasconcelos, secretário de Estado de Administração Penitência. 

Jarbas Vasconcelos, titular da SeapA Seap, através da Diretoria de Reinserção Social, também realiza a lavagem e desinfecção de órgão públicos durante esta semana. A ação é executada por 20 custodiados do regime semi aberto, além de agentes da Segurança Pública e equipe técnica. Os órgãos que devem receber a limpeza ainda esta semana são: CPC Renato Chaves, Detran, Comando Geral da Polícia Militar, Seap e Segup.

Medidas de prevenção nas casas penais 

Internos são do regime semi aberto, ficam em ala separada na casa penal e não tem contato com outros custodiadosTodos os internos que estão no regime semi aberto, como os que participaram da ação de demarcação em pontos de ônibus, ficam em uma ala separada na casa penal e não tem contato com os outros custodiados.

O secretário Jarbas Vasconcelos ressalta que a Seap está garantindo as medidas preventivas nas unidades prisionais com a desinfecção dos espaços e os cuidados necessários para o combate ao novo coronavírus. “Em todas as nossas unidades, temos celas e alas de isolamento e os internos de vulnerabilidade estão em acompanhamento, diariamente. Os custodiados que, por ventura, apresentem algum sintoma suspeito são atendidos e encaminhados para quarentena”, reforçou.