Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Campi da Uepa em Santarém e Marabá promovem ações de enfrentamento ao Coronavírus

Professores e voluntários realizam campanha de doação de itens de higiene e distribuem máscaras de proteção

Por Nailana Thiely (UEPA)
09/04/2020 11h46

Em Marabá, máscaras de TNT foram doadas para idosos e caminhoneiros atendidos pela PRFAinda que com algumas atividades suspensas por necessidade de isolamento social, alguns campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa) desenvolvem a solidariedade por meio de ações acadêmicas e sociais de prevenção ao Coronavírus. Exemplos destas iniciativas são a campanha de doação de itens de higiene, em Santarém, e a distribuição de máscaras de proteção, do campus da Uepa em Marabá.

O Campus XII da Uepa, em Santarém, promove a arrecadação de lençóis, toalhas de banho e materiais de higiene (sabonete, sabão líquido, xampu, condicionador, escova dental, papel higiênico, entre outros) que possam ser doados para pessoas em situação de rua. As doações podem ser feitas até o dia 13 de abril, no horário das 8h às 18h, na guarita do Campus, localizado na avenida Plácido de Castro, n°1399. A campanha iniciou no último dia 4 de abril, a partir da iniciativa de docentes, solidarizados com pessoas em situação de rua no enfrentamento a Covid-19.  

Em Santarém, kits de higiene e colchões foram distribuídosNo último dia 6, foi realizada a entrega de kits no I Ciclo de Doações, no Centro Regional de Governo em Santarém, que também contou com a entrega de colchões. Para informações sobre como doar os itens em Santarém, os contatos são (93) 99141-2522, (93) 99109-4496, (93) 99193-2742, (93) 99182-2033 e (93) 99125-9760.

Marabá - O Campus VIII da Uepa promove a ação “Cuide de Você”, que consiste na distribuição de máscaras para a proteção contra o Coronavírus. A ideia surgiu do reaproveitamento de tecido TNT de outro projeto, do professor Airton Pereira, que por conta do isolamento social precisou ter as atividades pausadas.

O tecido, então, está sendo utilizado, neste primeiro momento, para a confecção de 3.440 máscaras, para serem distribuídas - duas para cada pessoa - a caminhoneiros atendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em dois pontos estratégicos de Marabá; aos idosos do Lar São Vicente; aos idosos de abrigos da Prefeitura Municipal; profissionais de saúde que trabalham na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) de Marabá; 4° Batalhão da Polícia Militar; Guarda Militar; Polícia Civil; detentas do Centro de Reeducação Feminino (CRF) - que auxiliarão na confecção das máscaras -; agricultores do projeto de assentamento que participam da Feira Ecológica da Uepa; e todos os servidores da Uepa Marabá que tiverem interesse nas máscaras.

O contato para mais informações deve ser feito pelo e-mail uepamaraba@gmail.com.

Máscaras de TNT produzidas na Uepa de Marabá dentro da ação “Cuide de Você”As máscaras são esterilizadas e confeccionadas em três camadas de TNT, com abertura para incluir um lenço de algodão ou papel. As instruções que as acompanham são de que sejam utilizadas por até, no máximo, duas horas, e sejam trocadas por outra limpa. Elas podem ser reutilizadas após higienização. O modelo de máscaras em três camadas foi desenvolvido a partir de orientações do Ministério da Saúde. A confecção contou com parceria do Ateliê Bebel para a criação do modelo com entrada para lenços.  

A ação é coordenada pela direção do campus Marabá; pela coordenadora administrativa, Mirian Pereira; pelo professor, Airton Pereira; e pela professora do Curso de Medicina, Maria Joana Pinto. Conta ainda com o apoio do Núcleo de Acessibilidade (Naea), com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma motorista e nove costureiras voluntárias.

Na última terça-feira (7), já foram distribuídas as primeiras 70 máscaras a caminhoneiros. A entrega também foi acompanhada da distribuição de um lanche e de toalhas, para auxiliar nas orientações sobre a lavagem das mãos. 

Além da atual confecção e distribuição de máscaras, o campus da Uepa em Marabá também realizou, no mês de março, um trote social que arrecadou materiais de higiene, que geraram kits doados aos idosos do Lar São Vicente de Paula, em Marabá.