Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MUNICÍPIOS VERDES

Semas desenvolve projeto para fortalecer Gestão Ambiental

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/06/2017 00h00

A atuação do programa Municípios Verdes no Pará foi o foco do debate que envolveu alunos das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), nesta quinta-feira (8), no auditório do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio). O debate foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da gerência de Articulação e Difusão da Educação Ambiental.

A discussão faz parte da programação que ocorre uma vez por mês, às quintas-feiras, – denominada “5ª da Educação Ambiental”. O secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, falou sobre o tema : A importância dos Municípios Verdes na Gestão Ambiental do Estado do Pará. Na ocasião, o palestrante ressaltou que o objetivo prioritário do programa é combater o desmatamento no Estado e fortalecer a produção rural sustentável.

“Isso se faz por meio de ações estratégicas de ordenamento e gestão ambiental, com foco em pactos locais, monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes”, detalhou. O secretário considerou louvável a iniciativa da 5ª da Educação Ambiental. Para Justiniano, o debate é salutar para o fortalecimento da gestão ambiental.

A servidora Klycia Vilhena reiterou que a edição da 5ª ambiental fortalece o público externo. “Ficamos felizes em poder contribuir para a qualificação técnica de nossos servidores e da sociedade em geral, estamos aberto para receber a população em geral”.

Municípios - A 5ª Ambiental é realizada mensalmente e tem a missão de promover a educação ambiental. Esta edição concluiu um projeto amplo, que englobou debates durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. Municípios como Santa Bárbara, Santa Maria, Concórdia do Pará, Santa Izabel, Piçarra e Tucuruí receberam comitivas da Semas para abordar assuntos ambientais. Palestras, oficinas, seminários, capacitações são realizadas de forma integrada, com o objetivo de obter uma perspectiva crítica em busca de uma gestão sustentável e educadora. O público que acompanhou o projeto foi infanto-juvenil, professores, técnicos, diretores de escola, estudantes de graduação e pós-graduação e sociedade civil. 

As ações desenvolvidas têm o papel de difundir e articular a educação ambiental no estado, por meio de programas e projetos que atendam às necessidades locais. Os temas abordados foram variados, entre eles, educação ambiental na escola, na gestão municipal e nas unidades de conservação; boas práticas de uso de energia, resíduos sólidos, utilização de materiais reciclados, difusão da educação ambiental, importância dos Municípios Verdes na gestão ambiental do Pará e Cadastro Ambiental Rural.

Para a pedagoga e técnica em gestão de Meio Ambiente, Daniela Silva, a educação ambiental é um importante instrumento. “Trabalhamos para perpassar de forma transversal pelos demais instrumentos da gestão, como a fiscalização, licenciamento, recursos hídricos, ordenamento ambiental, entre outros, vislumbrando o fortalecimento do Sistema Estadual de Meio Ambiente e o enraizamento da educação ambiental”, afirmou.