Com crédito rural, agricultura familiar de Capanema recebe primeiro trator

Propriedade é um dos 'Quintais Produtivos' referência do projeto da Emater no município

07/04/2020 13h13 - Atualizada em 07/04/2020 13h52
Por Aline Miranda (EMATER)

A agricultura familiar de Capanema, no nordeste do Estado, acaba de adquirir seu primeiro trator, por meio de projeto elaborado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e contrato de crédito rural da linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no valor de R$ 132 mil, liberado pelo Banco do Brasil (BB).

O agricultor Rivaldo Galvão foi o contemplado com o tratorO agricultor Rivaldo Galvão, da comunidade 7ª Travessa, recebeu um trator de 75 cv com três implementos: grade aradora, roçadeira e carroça. A propriedade é um dos “Quintais Produtivos” que servem como referência do projeto da Emater em Capanema: são 28 culturas diferentes em uma propriedade de cerca de 50 hectares - mandiocultura, fruticultura (açaí, mamão, entre outras) e horticultura (folhosas), além de um viveiro de mudas que abastece os cultivos.

“O trator beneficiará não só a família proprietária, mas muitas outras da comunidade e de áreas vizinhas, que antes não tinham acesso fácil a nenhum maquinário e agora poderão alugar a preço reduzido. No mais, este primeiro trator financiado pelo Pronaf no município é a porteira aberta para muitos outros que virão, porque a necessidade é bastante e os frutos da tecnologia no campo são sempre compensadores”, explica o chefe do escritório local da Emater em Capanema, o técnico em agropecuária Arnaldo Henriques.