Santa Casa recebe máscaras doadas pelo Senai e por empresa de impressão 3D

Os equipamentos aumentam a proteção dos profissionais de saúde no atendimento a pacientes com covid-19

01/04/2020 17h38 - Atualizada em 02/04/2020 09h49
Por Etiene Andrade (SANTA CASA)

As máscaras conhecidas como “face shields” protegem todo o rosto contra aerossóis (partículas liquidas ou sólidas), aumentando a proteção dos profissionais de saúde no atendimento a pacientes com covid-19. A Santa Casa de Misericórdia foi a primeira instituição a receber os protetores faciais doados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Pará (Senai-PA) para profissionais da saúde de hospitais públicos do Estado.

Os equipamentos foram entregues nesta quarta-feira (1º), na sede do Senai, ao diretor administrativo e financeiro da Santa Casa, Fabiano Castro, e ao enfermeiro Milton Miranda, responsável por intermediar o processo que colocou o hospital na lista das instituições que poderiam receber a doação, anunciada na mídia. 

“Ao saber da notícia pela imprensa, o enfermeiro Milton Miranda teve essa sensibilidade de entrar em contato com o Senai para saber como essa doação poderia vir para a Santa Casa. Assim, nós já recebemos uma parte dessas mil máscaras que serão doadas às instituições de saúde para o enfrentamento da covid-19”, ressalta Fabiano Castro.

O diretor que também destaca a importância da doação para a Santa Casa. "A gente fica feliz vendo que há outras instituições que estão querendo ajudar nesse enfrentamento, colaborando com a população e com o serviço público em um cenário mundial de carência de equipamentos de proteção individual. Essas máscaras de proteção serão utilizadas durante todo o tempo em que os profissionais estiverem lidando com pacientes diagnosticados com a doença. E quando terminarem seu turno de trabalho serão higienizadas e guardadas para que posterior reutilização, já que são reaproveitáveis”. 

Os equipamentos serão entregues a profissionais que executam procedimentos cirúrgicos, entubação, aspiração, partos e outros que exigem contato mais direto. 

Durante a cerimônia de entrega das primeiras 11 máscaras à Santa Casa, estiveram presentes o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos, os vice-presidentes Nilson Azevedo e José Maria Mendonça, o diretor regional do Senai, Dário Lemos, e o diretor do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), Adriano Lucheta.

“A crise provocada pelo coronavírus atinge toda a sociedade e nós, do Senai, como integrantes da comunidade, não poderíamos deixar de fazer nossa parte neste momento tão complicado que estamos vivendo. Esperamos que esse equipamento, feito com a expertise do ISI, ajude os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento à população”, disse Dário Lemos.

Além da doação realizada pelo Senai, a Santa Casa vai receber outros 10 protetores faciais da Tudo 3D. “Há uma semana nós estamos produzindo face shields para profissionais de saúde. E a cada dez encomendas, doamos uma máscara”, explica Thiago de Moraes, responsável pela empresa.

A Santa Casa do Pará é um dos hospitais de referência no Estado para o atendimento de pacientes de covid-19, encaminhados via regulação. Na condição de hospital que possui Urgência Obstétrica, a Santa Casa mantém portas abertas para receber diretamente na maternidade mulheres grávidas ou que necessitam de outros atendimentos obstétricos, como as que apresentam sintomas suspeitos para covid-19.

Com a colaboração da Comunicação do Sistema Fiepa.