Semas apresenta ações desenvolvidas com o TerPaz em evento da ONU

01/04/2020 17h03 - Atualizada em 01/04/2020 18h02
Por Rita Câmara (SEMAS)

As ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) dentro das atividades do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, foram apresentadas, nesta quarta-feira (01), em um painel promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O encontro, realizado por meio de videoconferência, estava previsto para ocorrer de forma presencial em Bonn, na Alemanha, dentro da programação do SDG Festival of Action, evento anual sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas precisou ser alterado devido a pandemia da covid-19.

Pelas Semas, estiveram presentes a diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental, Patrícia Menezes, única brasileira convidada para o evento. Durante a fala, a diretora apresentou um panorama do “Territórios Pela Paz”, com destaque para as ações sociambientais promovidas pelo órgão ambiental estadual.

O debate foi moderado por Diana Lopes - ONU Habitat e Johannes Krassnitzer - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Também teve como painelistas representantes das prefeituras de Sousse -Tunísia e Roma - Itália; e do Estado de Oaxaca, no México.

O painel teve como objetivos compartilhar experiências sobre como governos locais estão envolvendo outros parceiros para os ODS; identificar desafios e projetos inovadores e seus elementos de sucesso e fracasso e avaliar como os ODS podem ajudar os governos a se conectar melhor com seus cidadãos.

“É importante ver as experiências que estão sendo implementadas em outros países e a possibilidade de discutir também o modelo que estamos implementando para que o conjunto de ações que estão evoluindo para uma política pública perene englobem a execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis”, avalia o secretário de Gestão e Regularidade da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, que acompanhou a videoconferência.

Programa TerPaz

O Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) é um esforço do governo estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e ações de cidadania desenvolvidas em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). Ele atende a 15 dos 17 ODS. E é coordenado pela Secretaria de Articulação e Cidadania (SEAC), que subsidiou a apresentação do programa no evento da ONU.