Estado debate políticas públicas para comunidades indígenas
“Um governo que se compromete a ouvir a comunidade já mostra que está tendo a preocupação com as nossas necessidades”. A afirmação do líder indígena Valdeci Tembé, morador da aldeia Cachoeira, no município de Paragominas (oeste paraense), resume o êxito do IV Encontro de Lideranças Indígenas do Pará, encerrado nesta sexta-feira (09), em Belém.
O evento - promovido pela Gerência de Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) - reuniu servidores de várias secretarias estaduais e 20 lideranças de povos indígenas, que representaram 60 comunidades.
O objetivo principal do encontro foi reestruturar as políticas para os indígenas no território paraense, além de ouvir as propostas apresentadas durante os debates, sobre temas como habitação, saúde, educação, segurança, esporte e direitos humanos.
Confiante no resultado da iniciativa, Valdeci Tembé disse esperar a concretização das políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida nas comunidades indígenas.
Michell Durans, secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, reiterou o compromisso do governo do Estado com a comunidade indígena, ao ressaltar a importância desse trabalho integrado. “Nesses dois dias de reunião mostramos o balanço de todos os avanços, apresentamos o Programa Pará Social, mostramos como essa construção pode ser feita de maneira coletiva. A partir disso, vamos trabalhar para alcançar a realização dessas metas discutidas neste encontro com as lideranças indígenas”, acrescentou o secretário.