Mais de 300 bolsas de sangue são coletadas na abertura da campanha
A sala de coleta de sangue ficou movimentada na manhã deste sábado (10), em Belém, na abertura da campanha de doação com a temática junina, promovida da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). Vários artistas paraenses foram ao hemocentro, ajudando a atrair centenas de pessoas, o que resultou na coleta de mais de 300 bolsas de sangue.
Em um dia comum, normalmente esse número não chega a 150 bolsas. A iniciativa, com programação cultural, entrega de brindes e lanche com comidas típicas da época, prossegue até o dia 14 junho, exceto no domingo (11).
A campanha “O Arraial do Hemopa tem alegria e doação de sangue” visa sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de doação de sangue nesse período festivo. Para ajudar a mobilizar a população, a Fundação Hemopa convocou vários parceiros para a abertura do evento, como os artistas Mestre Curica, Lia Sophia, Jorginho Gomes, Arraial do Pavulagem, Félix Robatto, Gina Lobrista, a dupla Rodolfo Siqueira e Ronaldo dos Teclados, o grupo de dança Top Ritmos e a miss caipira Keyla Barros. Todos se apresentaram no estacionamento do hemocentro.
Responsabilidade - A presidente da Fundação Hemopa, Ana Sueli Saraiva, disse ter ficado emocionada ao encontrar as salas de triagem e de coleta lotadas de doadores. “Isso nos traz muita felicidade, e mostra que as pessoas estão conscientes sobre a importância da doação de sangue. Essas pessoas estão tomando essa responsabilidade para si”, ressaltou.
Segundo a presidente, as campanhas de incentivo à doação são importantes para dar visibilidade a essa demanda da área de saúde, e também para informar os cidadãos sobre os benefícios da doação de sangue. “Estamos tratamento de um assunto sério, que é a doação de sangue, mas de uma forma divertida, atraindo as pessoas. Cada um desses artistas doou um pouco do seu tempo para fazer essa festa linda. Agradecemos imensamente a eles”, disse Ana Sueli Saraiva.
Ao doar sangue pela primeira vez, a corretora Soraia da Silva se surpreendeu com a animação no hemocentro. “Meu marido, que é doador de sangue, me trouxe com ele pra doar também. Não sabia que haveria essa programação. Adorei!”, contou.
Já o mestre de obras Sandro Lobato é um veterano nas campanhas do Hemopa. Sua primeira doação foi há quase 10 anos, e desde lá não parou mais. Sandro informou que faz “parte de vários grupos de doação. Quando alguém precisa, estou à disposição. Sempre que tem campanha no Hemopa eu participo e fico muito feliz em poder ajudar”.
Além dos artistas, a abertura da campanha contou com a participação de aniversariante solidário e de grupos da Igreja Universal, Magela Jovem (da Paróquia São Geraldo Magela), alunos do Centro de Formação e Integração Social (CFIS), do PRB Mulher e Juventude, do DOE e do Goon (Grupo de Ouro Nacional).
Houve ainda parceria com estudantes do curso de moda da Universidade da Amazônia (Unama), que customizaram camisas entregues aos doadores após a coleta de sangue, e com o personagem Epaminondas Gustavo, que orienta as pessoas sobre direitos e justiça.
Serviço: Campanha “O Arraial do Hemopa tem alegria e doação de sangue” até o dia 14 de junho (exceto domingo), na sede da Fundação Hemopa - Travessa Padre Eutíquio, 2109, Bairro Batista Campos.