"Operação Buriti" volta a combater criminalidade em Abaetetuba
O município de Abaetetuba, localizado na região do Baixo Tocantins, é alvo na noite deste sábado (10) de novas ações da “Operação Buriti”, iniciada no último dia 7, e com prosseguimento até o final deste mês. Serão realizadas as operações “Duas Rodas” e “Lei Seca”.
As forças de segurança estadual, em parceria com órgãos municipais, já prenderam 16 pessoas que dirigiam sob o efeito de álcool (infração prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro), registraram cinco casos de poluição sonora e notificaram 120 motoristas por irregularidades na documentação de veículos ou ausência de equipamento de segurança, como capacete. Foram apreendidos 38 veículos, sendo 37 motocicletas e um carro, removidos ao pátio de retenção da cidade. Algumas motocicletas apreendidas eram produto de roubo.
Este é o resultado preliminar do trabalho conjunto das polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” e Departamento Municipal de Trânsito. Os agentes de segurança percorreram vários estabelecimentos comerciais de venda de bebida alcoólica, e fizeram rondas em bairros como Algodoal, Santa Rosa, São José e na orla da sede municipal.
Prevenção - Estão sendo utilizados na operação 19 veículos, sendo 12 carros e sete motocicletas, além de uma unidade móvel. Estão envolvidos no trabalho de prevenção da criminalidade, de acidentes de trânsito e manutenção da ordem pública, dezenas de policiais militares, quase 50 agentes de trânsito e 24 policiais civis.
“O objetivo é combater a ocorrência de crimes e atuar de forma mais próxima da sociedade civil e das comunidades, lideranças, instituições públicas ou privadas, a fim de identificar demandas e buscar meios para solucioná-las”, informou Christiane Ferreira, delegada adjunta da Polícia Civil e coordenadora da Operação Buriti.
Também comandam os trabalhos o diretor de Operações do Detran, Walmero Costa, e o chefe geral de Operações da PM, coronel Marco Antônio Rocha.