Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABAETETUBA

Operação Buriti combate a criminalidade

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/06/2017 00h00

Agentes do Departamento de Trânsito do Estado, das Polícias Militar e Civil, e do Departamento Municipal de Trânsito de Abaetetuba efetivaram a prisão de três pessoas por roubo e receptação, 11 por dirigir sob o efeito de álcool, sendo que seis pagaram fiança. Foram feitas 220 abordagens, destas, 73 geraram notificações. Cerca de 30 veículos, a maioria motocicletas, foram removidos ao parque de retenção da cidade.

As ações, que integram a “Operação Buriti”, aconteceram no período de 8 horas deste sábado (10) às 8 horas de domingo (11). No final da tarde deste domingo foi iniciado o trabalho preventivo na praia de Beja.

Participaram ainda das ações, bombeiros militares e técnicos do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”. A Operação teve início no último dia 7 e prosseguirá até o dia 30 deste mês. O objetivo é o combate à criminalidade, manter a ordem pública e prevenir casos de violência. Em 2016, de acordo com os dados do Programa de Redução da Criminalidade (PREC), nos meses de janeiro e fevereiro, foram registrados sete homicídios e 499 roubos na cidade abaetetubense.

Vários patrulhões estão sendo realizados paralelo à “Operação Buriti”. Neste sábado (11), foram colocadas nas ruas as Operações “Duas Rodas”, “Lei Seca” e “Miriti” – trabalho de saturação realizado por militares do Comando de Missões Especiais (CME). Na noite do sábado e madrugada de domingo, os policiais atuaram, juntamente com o Conselho Tutelar, nos bares e estabelecimentos de diversão. Três menores foram apreendidos em situação de risco e foram entregues às famílias. Dez estabelecimentos foram fiscalizados, uma festa foi paralisada por falta de documentação e quatro pessoas intimadas.

A operação tem a supervisão da Delegacia Geral Adjunta e coordenada pelas Diretorias de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), de Polícia Especializada (DPE) e de Polícia do Interior (DPI). DPA, DEMA e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Na sexta-feira (16), pessoas foram encaminhadas à delegacia por dirigirem sob o efeito de álcool, foram registrados cinco casos de poluição sonora, notificaram-se 120 motoristas por irregularidades na documentação de veículos ou ausência de equipamento de segurança como capacete. Foram apreendidos 38 veículos, sendo 37 motos e um carro. Algumas motocicletas apreendidas eram produtos de roubo.

Estão sendo utilizados como aparato operacional 19 veículos, sendo 12 carros e sete motocicletas, além de uma unidade móvel. Estão envolvidos no trabalho de prevenções da criminalidade, de acidentes de trânsito e manutenção da ordem pública, 35 Policiais militares, quase 50 agentes de trânsito e 24 policiais civis.