Força-Tarefa Penitenciária continua no Pará até 24 de maio de 2020

Trabalho dos agentes nas unidades do sistema prisional do estado foi prorrogado por mais dois meses

25/03/2020 12h05 - Atualizada em 25/03/2020 12h22
Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)

Governo Federal prorrogou permanência de agentes no ParáO Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal, autorizou a prorrogação da permanência da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) nas unidades do sistema prisional do Pará até 24 de maio de 2020. Através da portaria nº 142/2020, o ministério determina que equipes da FTIP continuem no estado por mais 60 dias a partir de quinta-feira (26), executando atividades de guarda, vigilância e custódia de internos no estado.

A operação conta com apoio logístico e supervisão das secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

É a terceira vez que a atuação da Força-Tarefa é prorrogada no Pará. A primeira foi em outubro do ano passado. A segunda em janeiro deste ano. A FTIP está em terem território paraense desde agosto de 2019, quando 46 agentes foram enviados para atuar no treinamento de novos agentes prisionais e na rotina com custodiados em todo o Estado.

Atualmente, algumas casas penais que estavam sob o comando da FTIP, hoje atuam sob a fiscalização e manutenção do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), da SEAP, e agentes prisionais aptos e qualificados para garantirem o controle e a ordem do sistema prisional.