Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRORROGAÇÃO

Força-Tarefa Penitenciária continua no Pará até 24 de maio de 2020

Trabalho dos agentes nas unidades do sistema prisional do estado foi prorrogado por mais dois meses

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
25/03/2020 12h05

Governo Federal prorrogou permanência de agentes no ParáO Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal, autorizou a prorrogação da permanência da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) nas unidades do sistema prisional do Pará até 24 de maio de 2020. Através da portaria nº 142/2020, o ministério determina que equipes da FTIP continuem no estado por mais 60 dias a partir de quinta-feira (26), executando atividades de guarda, vigilância e custódia de internos no estado.

A operação conta com apoio logístico e supervisão das secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

É a terceira vez que a atuação da Força-Tarefa é prorrogada no Pará. A primeira foi em outubro do ano passado. A segunda em janeiro deste ano. A FTIP está em terem território paraense desde agosto de 2019, quando 46 agentes foram enviados para atuar no treinamento de novos agentes prisionais e na rotina com custodiados em todo o Estado.

Atualmente, algumas casas penais que estavam sob o comando da FTIP, hoje atuam sob a fiscalização e manutenção do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), da SEAP, e agentes prisionais aptos e qualificados para garantirem o controle e a ordem do sistema prisional.