Uepa mantém quatro locais para vacinar idosos contra gripe

A iniciativa pretende evitar aglomerações e resguardar do contágio pelo novo Coronavírus um dos alvos prioritários da primeira fase da campanha

24/03/2020 20h11 - Atualizada em 25/03/2020 09h51
Por Ize Sena (UEPA)

Na Escola de Enfermagem Magalhães Barata, na avenida José Bonifácio, a vacinação é feita no serviço drive-thruQuatro campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, participam da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, vírus causador de gripe. São eles: Campus I - Centro de Ciências Sociais e Educação (no Bairro do Telégrafo); Campus II - CCBS/Centro Saúde Escola (no Bairro do Marco); Campus III - Curso de Educação Física (Bairro do Marco) e Campus IV - Escola de Enfermagem Magalhães Barata (Bairro São Brás).

A iniciativa de incluir outros três campi, além do Centro de Saúde Escola, que já atuava em outras campanhas, é uma estratégia para descentralizar os postos, para que a vacinação ocorra sem aglomeração de pessoas e em ambientes arejados, importante para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

Esta primeira fase da campanha vai de 23 de março a 15 de abril, e é destinada a pessoas a partir de 60 anos e trabalhadores da área de saúde. Dois campi da Uepa, no entanto, funcionarão como postos móveis de quarta-feira (25) até sexta-feira (27). 

Drive-thru – Ainda para evitar aglomerações e resguardar idosos do contágio pelo novo Coronavírus, esquemas alternativos foram montados para a campanha. A Escola de Enfermagem Magalhães Barata iniciou nesta terça-feira (24) o serviço drive-thru, com rodízio de veículos pelo estacionamento, e imunização sem a necessidade de sair do veículo. 

A iniciativa busca envolver a comunidade acadêmica em ações de saúde, com os cuidados necessários para evitar aglomerações durante a vacinação. “São cinco professores e 20 alunos atuando com toda a segurança para realizar a vacinação, cumprir as medidas de proteção e evitar aglomerações”, informou Margarete Bittencourt, coordenadora da Escola de Enfermagem Magalhães Barata.

Antecipação - Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de vacinação contra Influenza. Devido à circulação do novo Coronavírus no país, estados e municípios têm buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas. A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o novo Coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são parecidos, e ainda ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

O Centro Saúde Escola (CSE), no Bairro do Marco, destinou duas salas para a vacinação. Nesse período, o atendimento ambulatorial está suspenso. Estão funcionando somente a vacinação e a farmácia especializada dos programas. “Fazemos a orientação para que os pacientes mantenham distância e utilizamos termômetro sem contato para avaliar a necessidade de permanência do mesmo na fila. Essa é uma estratégia nossa para não aglomerar as pessoas. Estamos respeitando o espaço de um metro e meio de cada paciente e a faixa etária. O atendimento está tranquilo", garantiu Silva Gesta, enfermeira e coordenadora administrativa do Ambulatório de Especialidades Médicas da Uepa. (Texto: Nailana Thiely e Ize Sena).

Dias e horários da vacinação de idosos e profissionais de saúde:

Campus I - Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)
Período: de 25 a 27 de março
Horário: 8h30 as 14 h
Endereço: Travessa Djalma Dutra, s/n - Telégrafo

Campus II - CCBS/ Centro Saúde Escola do Marco 
Durante toda a campanha, respeitando a divisão de grupos prioritários.
Horário: 8 as 11 h e das 14 às 17 h 
Endereço: Avenida Rômulo Maiorana

Campus III - Curso de Educação Física 
Período: de 25 a 27 de março
Horário: 8h30 as 14 h
Endereço: Travessa Perebebuí, 2623 - Marco

Campus IV - Escola de Enfermagem Magalhães Barata
Período: Até dia 15 de abril
Vacinação drive-thru (sem necessidade de descer do veículo).
Horário: 8h30 as 14 h
Endereço: Avenida José Bonifácio, 1289, Bairro do Guamá