Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM CAPITÃO POÇO

Setran iniciará em até 30 dias construção de ponte de concreto na PA-253

Já na próxima semana, uma balsa mecânica fará a travessia de veículos na área da ponte que desmoronou devido às fortes chuvas

Por Kátia Aguiar (COHAB)
23/03/2020 17h47

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciará, em até 30 dias, a construção da ponte na Rodovia PA-253, sobre o Rio Guamá, no trecho entre os municípios de Capitão Poço e Santa Luzia do Pará, na região nordeste. A ponte em madeira, que tinha 86 metros de extensão e ficava a 7 metros de altura do rio, desmoronou no último dia 10, após as fortes chuvas que caíram na região.

Governador Helder Barbalho determinou a imediata construção da ponte de concretoA construção imediata foi determinada pelo governador Helder Barbalho nesta segunda-feira (23), após conhecer detalhes do novo projeto apresentado pelo titular da Setran, Pádua Andrade, e pelo diretor Técnico da Secretaria, João Renato Aguiar.

A nova ponte será em concreto armado, com 100 metros de extensão e 12 m de altura, cinco a mais que a anterior. Segundo Pádua Andrade, o governador Helder Barbalho, assim que soube do ocorrido, autorizou a construção da ponte de concreto no lugar da ponte de madeira levada pelas águas, que subiram dois metros acima do normal. “O governador determinou total urgência na obra, que já está em fase de estudo do solo”, disse o secretário.

Travessia - A obra deve durar 180 dias. Nesse período, a Setran vai disponibilizar uma balsa mecânica para fazer a travessia de veículos na área da ponte que desmoronou em Capitão Poço. “Será uma balsa mecânica de 40 metros de extensão, mas sem empurrador. Vai ser movida a cabo, e será acionada mecanicamente para fazer essa travessia. Deve começar a operar semana que vem”, informou o diretor João Renato Aguiar.Helder Barbalho também avaliou projetos de construção de elevados e um viaduto em Belém

Durante a reunião, o governador também autorizou a Setran a continuar os estudos para implantação de três elevados e um viaduto na Região Metropolitana de Belém (RMB). Devem ser construídos elevados na Avenida João Paulo com a Rua Doutor Freitas; na Rodovia Mário Covas com a Avenida Independência, e na Avenida Independência com a Rua Três Corações. O viaduto está projetado para o cruzamento da Avenida Independência com a Rua 40 horas, onde hoje há uma rotatória.