Governador acompanha ações de combate a alagamentos em Belém
Helder Barbalho esteve no canal da rua dos Mundurucus, no Guamá, na manhã desta sexta (20)
Governador Helder Barbalho vistoriou as ações emergenciais de limpeza no canal da rua dos MundurucusNa manhã desta sexta-feira (20), o governador Helder Barbalho visitou o canal da rua dos Mundurucus, no bairro do Guamá, em Belém, com o objetivo de vistoriar as ações emergenciais de limpeza que estão sendo feitas para combater os alagamentos na cidade. Acompanhado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, o governador acompanhou de perto o trabalho dos mais de 150 trabalhadores que estão atuando no local, no recolhimento de lixo e entulho para desobstruir a passagem da água e evitar que o canal transborde, causando alagamentos e prejuízos para a população.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, acompanhou a visita do governadorHelder Barbalho destacou a importância do trabalho que está sendo feito em vários pontos da cidade, agindo diretamente nas bacias hidrográficas do Tucunduba, Una, Estrada Nova e Murucutum.
“Estamos com funcionários espalhados nas quatro bacias mais importantes da capital para cobrir as grandes regiões da cidade que sofrem com os alagamentos. Estamos fazendo o trabalho de limpeza manual e mecanizada, com mais de mil trabalhadores. A intenção é fazer com que os canais e bueiros possam estar desobstruídos e limpos para evitar os alagamentos que trazem tantos transtornos para a população” - Helder Barbalho, governador do Pará.
Dalva Carvalho: trabalho importante para o bairro do Guamá O titular da Sedop, Ruy Cabral, destacou a preocupação do Governo com os problemas que vem sendo ocasionados pelas fortes chuvas em Belém. “Por intervenção do Governo do Estado, a Sedop está trabalhando de forma efetiva, em várias frentes de serviço, nos principais canais e bacias da cidade, para, de forma emergencial, minimizar os problemas e dar melhores condições de vida para a população”, concluiu o secretário.
Os moradores do bairro do Guamá aprovaram a iniciativa. Dalva Carvalho, que mora no bairro há mais de 15 anos, contou que os alagamentos são frequentes na área e destacou a importância da ação que está sendo feita pela atual gestão estadual.
“Esta limpeza que está sendo feita vai ajudar muito. Quando chove, toda essa área vai para o fundo. Nenhum governo, até hoje, fez uma ação como esta que estão fazendo, limpando desde a margem até dentro do canal. É um trabalho muito importante para o nosso bairro”, afirmou a dona de casa.
Estão sendo feitos o trabalho de limpeza manual e mecanizada, com mais de mil trabalhadoresA ação emergencial de combate aos alagamentos vai prosseguir até o final de abril. A expectativa é recolher até 40 mil toneladas de lixo e entulho e desobstruir canais e bueiros para minimizar os alagamentos na cidade de Belém.
Programa Recomeçar - Durante a visita, Helder Barbalho também falou sobre o programa Recomeçar, que vai auxiliar famílias que tiveram prejuízos por conta dos alagamentos. “Em paralelo aos trabalhos de limpeza, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros já estão com o cadastramento das famílias que perderam móveis, eletrodomésticos ou tiveram suas casas danificadas por conta das chuvas. A expectativa é de que na próxima semana nós façamos a entrega dos cartões do Banpará, no valor de até um salário mínimo”, explicou.