Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LIMPEZA DE CANAIS

Governador acompanha ações de combate a alagamentos em Belém 

Helder Barbalho esteve no canal da rua dos Mundurucus, no Guamá, na manhã desta sexta (20)

Por Matheus Rocha (SEAC)
20/03/2020 12h15

Governador Helder Barbalho vistoriou as ações emergenciais de limpeza no canal da rua dos MundurucusNa manhã desta sexta-feira (20), o governador Helder Barbalho visitou o canal da rua dos Mundurucus, no bairro do Guamá, em Belém, com o objetivo de vistoriar as ações emergenciais de limpeza que estão sendo feitas para combater os alagamentos na cidade. Acompanhado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, o governador acompanhou de perto o trabalho dos mais de 150 trabalhadores que estão atuando no local, no recolhimento de lixo e entulho para desobstruir a passagem da água e evitar que o canal transborde, causando alagamentos e prejuízos para a população. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, acompanhou a visita do governadorHelder Barbalho destacou a importância do trabalho que está sendo feito em vários pontos da cidade, agindo diretamente nas bacias hidrográficas do Tucunduba, Una, Estrada Nova e Murucutum. 

“Estamos com funcionários espalhados nas quatro bacias mais importantes da capital para cobrir as grandes regiões da cidade que sofrem com os alagamentos. Estamos fazendo o trabalho de limpeza manual e mecanizada, com mais de mil trabalhadores. A intenção é fazer com que os canais e bueiros possam estar desobstruídos e limpos para evitar os alagamentos que trazem tantos transtornos para a população” - Helder Barbalho, governador do Pará.  

Dalva Carvalho: trabalho importante para o bairro do Guamá O titular da Sedop, Ruy Cabral, destacou a preocupação do Governo com os problemas que vem sendo ocasionados pelas fortes chuvas em Belém. “Por intervenção do Governo do Estado, a Sedop está trabalhando de forma efetiva, em várias frentes de serviço, nos principais canais e bacias da cidade, para, de forma emergencial, minimizar os problemas e dar melhores condições de vida para a população”, concluiu o secretário.

Os moradores do bairro do Guamá aprovaram a iniciativa. Dalva Carvalho, que mora no bairro há mais de 15 anos, contou que os alagamentos são frequentes na área e destacou a importância da ação que está sendo feita pela atual gestão estadual.

“Esta limpeza que está sendo feita vai ajudar muito. Quando chove, toda essa área vai para o fundo. Nenhum governo, até hoje, fez uma ação como esta que estão fazendo, limpando desde a margem até dentro do canal. É um trabalho muito importante para o nosso bairro”, afirmou a dona de casa.

Estão sendo feitos o trabalho de limpeza manual e mecanizada, com mais de mil trabalhadoresA ação emergencial de combate aos alagamentos vai prosseguir até o final de abril. A expectativa é recolher até 40 mil toneladas de lixo e entulho e desobstruir canais e bueiros para minimizar os alagamentos na cidade de Belém. 

Programa Recomeçar - Durante a visita, Helder Barbalho também falou sobre o programa Recomeçar, que vai auxiliar famílias que tiveram prejuízos por conta dos alagamentos. “Em paralelo aos trabalhos de limpeza, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros já estão com o cadastramento das famílias que perderam móveis, eletrodomésticos ou tiveram suas casas danificadas por conta das chuvas. A expectativa é de que na próxima semana nós façamos a entrega dos cartões do Banpará, no valor de até um salário mínimo”, explicou.