Sefa amplia o atendimento não presencial para evitar disseminação de vírus
Serviços podem ser acessados por meio do portal e call center do órgão
A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) está reforçando o atendimento não presencial para garantir que os contribuintes de impostos sejam atendidos normalmente, apesar das restrições de contato para evitar a disseminação do novo coronavírus.
“Estamos organizando o trabalho de forma a estimular o uso do atendimento telefônico, por meio do call center Sefa, do Portal de Serviços e dos telefones das unidades fazendárias, a fim de facilitar o acesso do contribuinte e, ao mesmo tempo, evitar que ele se desloque até a unidade fazendária, com isso dando maior conforto para todos” - René Sousa Júnior, secretário da Fazenda.
A orientação da Sefa para os servidores é manter o expediente nas unidades, priorizando o atendimento não presencial, para evitar contato interpessoal. Os servidores vão procurar resolver as pendências dos contribuintes pelo telefone.
O portal da Sefa na internet oferece 69 serviços, sendo 26 de acesso público e 43 de acesso privado, mediante uso de senha ou certificado digital.
Lá, o cidadão pode encontrar serviços públicos e gratuitos, como a emissão de certidão tributária e a consulta da dívida ativa. Já alguns dos serviços de acesso privado, voltados aos contribuintes de impostos, são a emissão da Nota Fiscal Avulsa eletrônica, NFA-e; autorização para liberação de mercadoria apreendida (almaweb), consulta de obrigações e consulta geral de cadastro.
O call center Sefa atende das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e a ligação é gratuita, inclusive de celulares.
A Secretaria também está desenvolvendo um chat para atendimento on line, com isso reforçando as opções de atendimento virtual. O serviço permite uma conversação pela internet em tempo real.
Serviço:
Acesse o Portal de Serviços Sefa
Call center: 0800.725.5533. Atendimento de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.