Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLETIVA

Após confirmação do primeiro caso, Governo do Pará e Ministério da Saúde tranquilizam a população

O governador Helder Barbalho garantiu que as medidas preventivas já vêm sendo tomadas para evitar a propagação do novo Coronavírus

Por Jackie Carrera (SECOM)
18/03/2020 20h10

“Estamos tratando de um caso que não é de circulação interna, comunitária. A transmissão foi em outro Estado. Eu conversei com ele por telefone, e me disse que está absolutamente tranquilo. Recebeu alta hoje de manhã (quarta-feira, 18), mas continua isolado em casa. E vamos ficar monitorando a família”, informou o governador Helder Barbalho, na tarde de hoje, sobre o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Pará. O governador participou da transmissão ao vivo, pelas redes do Ministério da Saúde, da entrevista coletiva que atualizou os dados sobre o Coronavírus no Brasil. A entrevista começou às 16h30, no Palácio do Governo, em Belém.

Na coletiva, o governador Helder Barbalho; o secretário do MS, Wanderson de Oliveira (e); o vice-governador Lúcio Vale e o secretário Alberto Beltrame (d)Falaram aos jornalistas o governador Helder Barbalho e o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. Também participaram da coletiva o vice- governador do Pará, Lúcio Vale, e o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame.

Helder Barbalho abriu a coletiva abordando a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em território paraense. O paciente tem 37 anos, mora em Belém e regressou do Rio de Janeiro (RJ), onde passou o Carnaval. O paciente apresentou um quadro de síndrome aguda respiratória, procurou atendimento em uma unidade particular, ficou em isolamento hospitalar por 14 dias, e agora segue em isolado em casa, onde apresenta condição de saúde estável.Helder Barbalho disse que já conversou com o paciente confirmado com a doença, e ressaltou as providências tomadas pelo Estado

Estratégia regional - Na coletiva também foi informada a estratégia realizada na Região Norte para dar agilidade ao processo de investigação dos casos suspeitos do novo Coronavírus. Segundo o secretário de Vigilância do MS, até hoje foram registrados 8.819 casos suspeitos no sistema de informação do Ministério da Saúde. Wanderson de Oliveira ressaltou que, a cada três dias, esse número (de casos suspeitos) dobra no Brasil. 

Até o momento, 15 mil testes já foram distribuídos por todo o País. Um número que pode aumentar, disse o secretário do Ministério, que enfatizou a importância de descentralizar os testes para diagnóstico da doença no território nacional.

“O Ministério da Saúde conclui hoje a capacitação de todos os laboratórios estaduais no Brasil, na realização dos testes laboratoriais específicos para o Coronavírus. Isso gera mais capilaridade, mais celeridade no procedimento, podendo, assim, ajustarmos as medidas não farmacológicas em cada realidade local, reconhecendo as diferenças regionais, já que cada Estado tem o seu plano de contingência”, acrescentou Wanderson de Oliveira.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, informou sobre casos suspeitos no PaísO secretário do MS citou os investimentos em automação da rede nacional de laboratórios, e o apoio que o Instituto Evandro Chagas pode oferecer a outros países. A instituição científica, localizada na Região Metropolitana de Belém, é referência nesse tipo de análise. 

Compromisso - O governador Helder Barbalho e o secretário Alberto Beltrame pediram tranquilidade à sociedade paraense, ressaltando as medidas preventivas que estão sendo tomadas, entre elas a suspensão de aulas na rede estadual de ensino e a redução de horários de funcionamento de shopping centers.

“Nós reunimos com representantes de shoppings do Estado e nos foi informado que a partir de amanhã (quinta-feira, 19) esses locais devem abrir a partir do meio-dia e fechar às 20 h. Estão avaliando como ficarão os serviços de cinema, e também tomando medidas de higienização”, informou o governador.

Orientações - Alberto Beltrame reforçou as orientações à população. “Destacamos que a pessoa que sente os sinais leves e moderados de gripe, com tosse, febre e coriza, fique em isolamento em casa e siga as recomendações do Ministério da Saúde e das secretarias. Deixem os atendimentos nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), pronto-socorros ou hospitais para casos mais graves, com sinais mais agudos, como a dificuldade de respiração”, reiterou o secretário de Saúde Pública do Pará.O secretário Alberto Beltrame reforçou os cuidados necessários para prevenção

Em todo o Brasil, apenas cinco pacientes necessitam hoje de tratamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). No Pará, estão disponíveis 24 novos leitos de UTIs exclusivamente para pacientes com o novo Coronavírus. Quatro desses leitos ficam no Hospital Abelardo Santos (2), Santa Casa de Misericórdia do Pará (1) e Hospital Universitário João de Barros Barreto (1). Os outros 20 leitos serão montados em Hospitais Regionais espalhados pelo Estado, e serão usados de acordo com a necessidade. A estratégia é definida pelo Ministério da Saúde.

“Em todo o mundo, por causa do Coronavírus, existe uma escassez de equipamentos, como respirador. Por isso, o Ministério da Saúde tem essa estratégia de alugar kits de UTIs e fazer uma distribuição para todos os estados. São 540 leitos em todo o Brasil e, na divisão, ficaram 20 leitos para cada Estado”, esclareceu Helder Barbalho.

Vacinação – Também foi anunciada a antecipação, pelo Estado, da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que começará no dia 23 de março (segunda-feira), dividida em três fases. Na próxima segunda-feira, a prioridade é para idosos e profissionais de saúde. A fase seguinte iniciará no dia 16 de abril, para imunizar professores e outros profissionais da educação, segurança e salvamento, além de doentes crônicos.

A entrevista coletiva foi realizada no Palácio do Governo do Pará

A partir do dia 09 de maio, a vacina será para crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.

Fake News – Ainda na coletiva, as autoridades falaram sobre os cuidados com informações falsas sobre a pandemia de Covid-19. Todos pediram cautela para evitar pânico, e mencionaram como fontes de informação segura canais de comunicação oficiais, como o site do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais - no Pará, o site da Sespa.

Outro canal importante para checar se informações são corretas ou fake news é o Whatsapp disponibilizado pelo Ministério da Saúde: (61) 99289-4640.